O apartamento reformado de 240m² une conforto e espaços ideais para receber visitas
Quando a arquiteta Andrea Teixeira foi chamada para reformar um apartamento reformado de 240m², adquirido pelos proprietários ainda na planta, ela mergulhou no universo dessa família – composta por um casal com três filhos –, para entender as necessidades e sonhos que deveriam ser atendidos no projeto.
Logo nas primeiras reuniões de briefing, ela detectou os principais pilares indicados pelos moradores: ambientes aconchegantes e personalizados, além de uma área social sempre pronta para receber. “A partir daí, não há dúvidas: a concepção de ambientes integrados é uma resposta efetiva quando a intenção é ter um lar com a alegria de ter pessoas especiais sempre próximos”, analisa a profissional. Ainda de acordo com ela, a eliminação das paredes que setorizaria os cômodos potencializou a fluidez no projeto de interiores, favorecendo a conexão entre as pessoas presentes – seja de quem habita o local ou quem é recepcionado.
Após a reforma, o imóvel localizado na capital paulista ganhou um setor social confortável e formado por diversas possibilidades que favorecem o ‘estar juntos’, tais como a área gourmet e adega climatizada. Acompanhe as propostas realizadas por Andrea:
Versatilidade de materiais e texturas dos revestimentos
Para designar as mais genuínas sensações de acolhimento em um décor elegante e contemporâneo, a arquiteta explica que a composição do moodboard para indicar os materiais a serem usados – tanto pelas cores e texturas –, é uma das etapas fundamentais. E nesse estudo, o projeto ganhou a ampla presença de elementos como a madeira em tom claro e a camurça.
O carvalho natural, sem tingimento e em folhas naturais de madeira, foi responsável pela marcenaria que agrega o painel da TV, rack e a pequena estante localizada no recuo. Já na área gourmet, os detalhes nos revestimentos também fizeram toda a diferença: presente nos armários superiores e inferiores, a madeira proporcionou um clima caloroso que foi devidamente balanceado pelo cinza presente na ilha de apoio e na bancada onde está a churrasqueira.
Estar completo para a família e as visitas
Um dos pedidos do casal era que o ambiente social tivesse mesas e assentos suficientes para todos, inclusive para as visitas. Por isso, além da mesa situada na sala de jantar, a varanda gourmet incorporou uma mesa redonda que também é ideal para o café da manhã dos moradores.
Como uma terceira parte da varanda, a arquiteta Andrea Teixeira idealizou um pequeno living, mais reservado, para conversas mais próximas e agraciadas pela inebriante luz natural advinda do fechamento de vidro. Pautada pela combinação entre sofisticação e sobriedade, a partir das variações de bege o verde se sobressaiu nas poltronas e no banco de couro.
Nas definições realizadas pela profissional, a adega climatizada, executada sob medida para armazenar os rótulos colecionados pelo casal, foi disposta na sala de jantar. A peça conta com iluminação interna e, ao lado, foi complementada pela bandeja com outras possibilidades de bebidas.
Avançando para o setor privativo, o dormitório do casal foi agraciado pela paleta de cores neutras e de baixa saturação que dialogam com o piso de madeira e a marcenaria sob medida que incluiu um cantinho para o home office.
Para complementar a privacidade e os momentos a dois, a sala de banho agrega todos os recursos que estimulam a desconexão com o mundo exterior e o prazer do autocuidado. Na seleção, a hidromassagem é respaldada pelo box de vidro e o combo que preserva a individualidade: dois chuveiros e cubas na bancada.
Andrea Teixeira – @andrea.teixeira_arquitetura