Apartamento traz um olhar contemporâneo no coração da Vila Mariana
- Conectarq
- 4 de abr.
- 3 min de leitura
Atualizado: há 15 horas
Projeto do escritório Conectarq transforma apartamento em um lar moderno e acolhedor, combinando design inovador e praticidade para um jovem casal em São Paulo

Texto: DaTa Studio de Comunicação | Fotos Guilherme Pucci
No número 789 da Rua Afonso Celso, um apartamento de 86 metros quadrados reflete uma nova abordagem na arquitetura residencial, projetada pelo escritório Conectarq, sob o comando das arquitetas Thais Botempi e Mirella Fochi. Destinado a um casal jovem e pensado para o receber um futuro filho, o espaço foi meticulosamente criado para oferecer uma experiência de moradia contemporânea e funcional.

A principal demanda dos proprietários era um layout que promovesse a sociabilidade, integrando a cozinha à área social de modo a acomodar convidados confortavelmente. O desafio encontrado pela equipe de arquitetura foi a relocação da cozinha, anteriormente planejada pela construtora em outro espaço, exigindo uma significativa alteração estrutural, incluindo a demolição de paredes de um dos quartos para expansão da área social e integração da varanda.
O projeto adotou um estilo contemporâneo, com uma paleta de cores que transita entre o branco e bege, pontuada por verdes e terracotas. As intervenções destacam-se pela funcionalidade e pelo design inovador, como a estante de marcenaria, vidro e serralheria, que se transforma em divisória semi-integrada entre o home office e a sala. Esta solução, além de intrigante, permite a abertura para a área social, criando um ambiente flexível e permeável.
No hall de entrada, um móvel baixo ripado, funcional para armazenar sapatos, também inclui um nicho para plantas, trazendo um elemento vivo ao espaço. A madeira, material caloroso e frequentemente encontrada no design brasileiro, é utilizada para adicionar textura e conforto visual. Um grande espelho redondo complementa o espaço, ampliando-o visualmente.
A cozinha compacta e eficiente possui uma mesa de jantar acoplada e lavanderia oculta por portas ripadas que mantêm a estética integrada ao resto do apartamento. A utilização de quartzo branco e a escolha de mobiliário com linhas simples e materiais nobres refletem a valorização de recursos naturais abundantes no Brasil.
Na área social, o mobiliário foi escolhido para refletir conforto e estética, destacando-se o sofá baixo da Lider Interiores e as cadeiras de jantar de Fernando Jaeger, que trazem leveza e um ponto de cor. A cozinha integrada à uma mesa de jantar, foi projetada para acolher amigos e familiares em um ambiente aconchegante. A bancada da cozinha, feita de quartzo branco, traz leveza e modernidade, enquanto a ilha central conta com design que destaca-se pela funcionalidade e estilo.

O home office e quarto de hóspedes foram criados onde antes se encontrava a cozinha. Este espaço abriga uma estante de serralheria e vidro que permite a integração com a sala através de janelas que podem ser abertas, promovendo a ventilação e a entrada de luz natural. A bancada dupla de trabalho, frente à estante, utiliza marcenaria feita sob medida.
O lavabo apresenta um esquema monocromático em cimento queimado, com uma bancada que combina marcenaria e pedra, além de uma cuba em concreto rosé, introduzindo um toque de cor sutil e sofisticado.
No quarto master, o mobiliário inclui uma cama desenhada com gavetões para otimização do espaço, integrando as mesas de cabeceira e a cabeceira com iluminação embutida, mostrando um design inovador e funcional. O uso de madeira e pedras no mobiliário e detalhes decorativos, como uma penteadeira integrada, adiciona uma camada extra de luxo e conforto.
Nos banheiros, o revestimento de porcelanato simula a textura de materiais naturais e uma bancada de pedra branca, proporcionando um ambiente limpo. Espelhos redondos com iluminação indireta ao fundo criam uma atmosfera acolhedora e funcional.
O projeto atende às necessidades modernas de uma família cosmopolita e valoriza o design e os materiais brasileiros, incorporando-os de maneira que respeita e realça a identidade cultural brasileira.
Conectarq - @conectarq