Assinado por Mario Biselli e com paisagismo de Benedito Abud, o Pavilhão Castelatto abrigará eventos, exposições, lançamentos e vernissages
Com a missão de transcender a simples exposição de revestimentos e proporcionar experiências sensoriais que transitam entre diversos universos como moda, arte, fotografia e cultura, totalmente conectados ao viver mais personalizado e exclusivo oferecido pela marca, foi o ponto de partida para a idealização do Pavilhão Castelatto quando o fundador Gabriel Bertolacci convidou Mario Biselli, do escritório Biselli Katchborian, para assinar o projeto. As primeiras conversas surgiram em 2018, mas o projeto efetivamente recebeu os primeiros traços feitos à mão por Biselli em meados de 2020.
“É um espaço que convida à exposição, que destaca os produtos e obras de arte nesse ambiente de forma integrada a natureza”, conta Bertolacci.
Em 2023, o espaço abre as portas em Atibaia, com 1.750 metros quadrados de área construída, e foi concebido nos mínimos detalhes, desde a geração de energia sustentável até a personalização de elementos construtivos complexos que não foram encontrados no mercado. Biselli desenhou os brises altos que acompanham o pé direito de 5 metros de altura e também pivôs que resistem ao peso de 500 quilos para as portas volantes, além da grande preocupação com os ventos fortes da região, para os quais desenvolveram sistemas de fechamento por meio de travas magnéticas.
Como extensão do polo industrial totalmente conectado ao verde, o paisagismo de Benedito Abud valorizou a natureza local, onde a arquitetura foi incorporada por meio da transparência dos vidros nas laterais, portas, áreas abertas integradas e um extenso espelho d’água desde a fachada até o interior do Pavilhão.
“Pensamos em como trazer a mata nativa para dentro do espaço e não queríamos cobri-la. Então, conforme a vegetação vai ficando mais próxima, ela vai ficando mais organizada. Quanto mais distante, ela vai ficando desorganizada, assim como é a própria natureza e mata ao fundo”, explica o paisagista Benedito Abud.
O Pavilhão é autossuficiente por meio de placas de geração fotovoltaicas, que abastecem em 100% a energia necessária para o funcionamento do espaço. Além disso, uma turbina eólica de eixo vertical, encomendada e personalizada na Itália, atrai os visitantes já no jardim da fachada, com seu design escultural inspirado na proporção áurea de Leonardo da Vinci, pelas medidas de altura e design das hélices, que ganha movimento por meio do vento, gerando energia aproveitada pelo local.
Dentro do Pavilhão, o design de interiores assinado por Denise Barreto traz curadoria criteriosa de peças assinadas, como os mobiliários de Jader Almeida. Em cada ambiente, sejam nas áreas internas ou externas, obras de arte de consagradas galerias pelo país foram selecionadas pelos diretores artísticos Osvaldo Costa e Renata Junqueira Azevedo, convidados a fazer o estudo e seleção das telas, esculturas e fotografias. Segundo Costa, a ideia é sempre renovar as obras contemplando os trabalhos de diferentes galerias e artistas independentes. Além disso, o extenso portfólio dos produtos da marca foi cuidadosamente exposto por meio de instalações de 3,5m de altura, de forma fluída pelo saguão principal do Pavilhão, trazendo uma atmosfera de galeria, onde o visitante consegue contemplar as aplicações em grandes dimensões, como telas emolduradas por painéis de madeira.