O projeto concentra-se numa base neutra para compor o novo lar da família, pois a mudança para o novo espaço exigiu adequações e decoração
Com o dobro do tamanho do antigo endereço, o novo apê de 234 m² caiu nas graças do casal de empresários. Mas era preciso adaptar os ambientes ao novo estilo de vida da família, missão realizada com sucesso pelos arquitetos Renato Andrade e Erika Mello, do escritório Andrade & Mello Arquitetura . “Os moradores desejavam viver num refúgio prático, que proporcionasse momentos de sossego e relaxamento frente ao dia a dia agitado”, afirma Renato.
Na planta original do imóvel havia pouca conexão entre os cômodos, por isso os arquitetos eliminaram as divisões a fim de ampliar a ala social. Assim, cozinha, living, sala de jantar e home theater ficaram totalmente integrados.
O perfil discreto da família reflete no décor, que apresenta uma base neutra pontuada com cores vivas e muita alegria em alguns revestimentos, como os azulejos, e acessórios. Aberto para a cozinha e a sala de jantar, o living virou o ponto de encontro das visitas e uma das atrações é o grande tapete azul, que delimita a área.
Os moradores acreditam no conceito “aqui dentro e lá fora”. Portanto, entre a varanda gourmet e a sala de estar existe o livre arbítrio de integrar ou, em momentos pontuais, isolar os espaços com a porta de correr que mantém a particularidade de cada cantinho.
A mesa e a estante da sala de jantar foram desenhadas pelos arquitetos Renato e Erika. “O design da marcenaria é diferenciado em cada projeto e gostamos de valorizar os móveis sob medida, que ajudam inclusive a otimizar os espaços”, conta Erika.
Na cozinha, ao fundo, o que fica em evidência são os azulejos em tons fortes de azul e cinza. O revestimento foi desenhado pelos arquitetos, com exclusividade para o projeto. “O melhor de tudo foi que os moradores adoraram tanto quanto nós aquele azulão da parede“, lembra Erika.
O corredor que leva até os quartos é um dos destaques da reforma e o uso de balizadores, sinalizando o caminho, dá uma sensação de conforto.
Outra particularidade do projeto são as suítes que não possuem paredes para separar a área de dormir do banheiro. Existiam quatro quartos e as paredes saíram de cena para criar apenas duas grandes suítes. Tanto no quarto do casal como no da filha não têm divisórias. “Por esse motivo, a amplitude e fluidez permeiam os espaços mais íntimos da casa”, explica Erika.
“A moradora queria um espaço para relaxar dentro do quarto, que ainda deveria ser espaçoso e ter um closet generoso”, conta Renato.
A cabeceira é estofada e segue até o teto, garantindo conforto e sofisticação ao dormitório. O suporte da TV permite que ela seja movimentada e assistida tanto da cama como da área de banho. O banheiro tem clima de spa, as pastilhas de vidro e a banheira dupla dão o clima de relaxamento que o espaço necessita.
”O quarto da filha é simples e aconchegante, combinando perfeitamente com a delicadeza da jovem. A cama de casal foi um pedido da moradora e entrou em harmonia com a parede. Já no banheiro, não existem divisórias. Fluidez, conforto e simplicidade definem bem este projeto”, finaliza Renato.