A Bed and Room, grife que une tecnologia de luxo para sonos perfeitos, inaugura mostra interativa sobre o luxo de dormir
Sleep Experience, a primeira mostra interativa sobre o luxo de dormir, reúne projetos de grandes nomes da arquitetura e design de interiores brasileiro. Convidados pelo fundador da marca Bed and Room, Abdo Carim, em conjunto com o Diretor Criativo, Beto Cocenza, os profissionais foram incentivados a proporcionar em suas criações diferentes jornadas para o sono perfeito. Entre os nomes em destaque estão Ana Rozenblit, Déborah Roig, Dudi Duarte, Fernanda e Mariana Mattos, Gabriela Prado, Pedro Luiz De Marqui, Renan Altera e Teresa Simões. Confira alguns detalhes sobre os espaços e seus conceitos:
O quarto desenvolvido pela arquiteta Ana Rozenblit traz um claro estilo futurista e arrebatador, com peças complementares em estilo romântico e elegante. Em seus quase 30m², o mobiliário elaborado em parceria com Daniel Coutinho confere um toque de arte e modernidade ao ambiente. Segundo a arquiteta, é onde o conceitual encontra o prático.
No ambiente composto por uma cama-ilha, perfeito para desfrutar de paisagens, foram usados materiais com o intuito de criar uma conexão com a natureza. Madeira leve em carvalho, puxadores de pedra e tons terrosos como a camurça trazem a leveza visual. Em uma integração com o home-office, o dormitório assinado por Deborah Roig tem em sua essência a palavra-chave bem-estar, contemplando um abraço e um espaço de conexão, segundo a arquiteta.
O conceito do ambiente criado por Dudi girou em torno das peças que o designer Francesco Maccapani Missoni desenvolveu para a instalação da Bed and Room, quando foi homenageado Designer do Ano do BOOMSPDESIGN 2023, durante a DW São Paulo 2023. É possível destacar no estilo vibrante de Dudi, a utilização de cores alegres em contraste com o preto e branco além, claro, das formas geométricas – como o famoso quadriculado. O objetivo do espaço é oferecer ao visitante uma sensação inusitada, diferente e única.
Convidadas para criar dois ambientes distintos, Fernanda e Mariana Mattos mergulharam em conceitos distintos para as suítes do projeto. Para o primeiro ambiente, de esquina, foi desenvolvida a “Suíte Harmonia“: um quarto amplo, onde a elegância encontra o conforto em perfeita sincronia. Este espaço magnífico é repleto de móveis cuidadosamente selecionados, exalando sofisticação e estilo. Os tons neutros predominam, criando uma atmosfera serena e convidativa. Próxima à cama, uma poltrona com design exclusivo convida você a relaxar. Seu desenho mais encorpado e estofado cria um contraste suave com a divisória espelhada, oferecendo um ar intimista, mas sem perder a proposta de um quarto mais luxuoso.
No segundo ambiente da dupla, na Suíte Refúgio, você é imediatamente envolvido por uma sensação acolhedora. A parede com o painel de tecido em tons suaves de bege cria uma atmosfera tranquila e convidativa, mantendo o ar elegante. A iluminação suave, proveniente de delicadas luminárias de piso posicionadas atrás da cabeceira criam um ambiente relaxante. Os móveis em palha são os protagonistas deste espaço encantador. A cabeceira divide a cama da penteadeira de uma forma sutil e mantém a permeabilidade do espaço, personalidade e conforto.
Além das linhas, ambiente assinado pela arquiteta Gabriela Prado, propõe uma imersão surrealista que combina forma e funcionalidade. Inspirado na grandiosidade das paisagens naturais, a peça central do espaço envolve o cenário e os visitantes de forma orgânica, transformando cada passo. Com predominância de cores como verde e violeta, criou-se uma estética envolvente em um espaço que permite capturar momentos especiais, já que cada detalhe foi planejado para ser o cenário perfeito para fotografias criativas.
Inspirado e guiado por uma curadoria única e um estilo emocional, o jovem arquiteto Pedro Luiz De Marqui traz um espaço repleto de reflexões para o Quarto Ato. A união do design tradicional com o contemporâneo, que mescla materiais, formas, cores e texturas, compõe o ambiente fazendo jus ao seu estilo projetual. Seus elementos vão do mobiliário em chapas de aço ao artesanato brasileiro com materiais naturais, além de peças icônicas como um biombo do século XIX do Japão, com técnica de pintura em ouro, e poltrona apresentada no Salão do Móvel de Milão deste ano. Nessa mistura de peças clássicas e inovadoras, junto às obras de arte subversivas, o questionamento principal é a representatividade.
Minimalista e monocromático, o espaço Refúgio e Jardim, do arquiteto Renan Altera, retrata um dormitório que, na imensidão e hiperatividade da cidade, funciona como refúgio. Tons de verde remetem à calmaria e frescor que apenas a proximidade com a natureza oferece. Uma das inspirações para o ambiente é o Parque do Ibirapuera, maior parque de São Paulo, que está localizado próximo à mostra.
O projeto de Teresa Simões contempla um quarto de casal que utiliza texturas em tecido em tons sobrepostos de preto e cinza, para transmitir uma sensação de aconchego e elegância. O tapete orgânico com duas elipses nas cores verde e cinza é uma verdadeira obra de arte, criando uma atmosfera única e arrojada. Já a cabeceira estofada e a penteadeira presentes no ambiente conferem um toque de praticidade e funcionalidade, sem renunciar à estética impecável.
A mostra conta com a parceria das marcas Bracci, By Poli, Cartacho, Casa Bonita, EcoSimple, UD House, Europa Vision, Moooi, Elements, Idea10, Luminata, + LED,Muguet, Newline, Piramide, St. James, Qeeboo e Tapecouro, além de obras dos artistas Leo Capote e Marcelo Stefanovicz (A Outra Oficina), Beto Carrazzone, Davi José, Eduardo Verderame, Liara Marchello, Marcos Bazzo e Thereza Salazar.
A Sleep Experience fica aberta ao público por 6 meses e segue até dezembro de 2023. Durante o período de exibição haverá ainda programação especial e ativações para arquitetos e parceiros. A entrada é gratuita, de segunda a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 17h.