A arquiteta Larissa Benitez vem desempenhando um papel importante em projetos residenciais e comerciais pelo seu compromisso com a sustentabilidade
A arquiteta brasileira Larissa Benitez, de Brasília, vem se destacando no cenário internacional de arquitetura. Com uma abordagem inovadora e uma paixão pelo design sustentável, Larissa está transformando a maneira como pensamos a arquitetura moderna.
Um de seus projetos mais notáveis é a ‘Casa 02’, projetada em conjunto com a arquiteta Thamires Loyane, também de Brasília. A casa é um exemplo de reforma arquitetônica que mostra uma abordagem única ao design e à sustentabilidade, combinando estética moderna com funcionalidade, criando estruturas que não são apenas agradáveis aos olhos, mas também eficientes e sustentáveis.
O projeto da ‘Casa 02’ tinha como escopo a reforma das fachadas e a ampliação da área externa, integrando a área da piscina a uma nova residência com acesso independente, porém sem perder a comunicação estética do conjunto, conforme o desejo da cliente.
A casa possuía telhado colonial e uma simetria na fachada principal, o que não permitia que a casa possuísse um estilo moderno. Como solução, foi proposto embutir o telhado, modificar e adicionar elementos à nova fachada.
O orçamento para a reforma não permitia trocar as antigas janelas de madeira, então a solução foi instalar uma grande parede de cobogó na fachada principal, harmonizando a composição das janelas. O cobogó é um elemento muito usado em Brasília, necessário para trazer uma conexão com a arquitetura local. Já o pórtico foi um pedido especial da cliente, como um elemento essencial na composição da casa, proporcionando-lhe imponência.
A área externa da piscina e churrasqueira era pequena e não comportava mais a reunião dos amigos e familiares. Para solucionar esse problema, foi projetada uma grande cozinha externa e a topografia próxima à piscina foi alterada, eliminando os desníveis e aumentando a amplitude dessa área, aliada à construção de um pergolado para proteção solar.
Todo o piso desta área era desnivelado e até os pilares de concreto foram arredondados, eliminando os ângulos não exatos que traziam desarmonia na estética da casa.
Um elemento importante na composição da fachada posterior foi a adição de uma grande varanda, enquadrando a parte nova e ligando a construção existente, permitindo que a casa seja vista como um elemento único, sem discrepâncias entre a construção nova e a existente. A exposição solar nessa fachada foi algo preocupante para as arquitetas, que propuseram brise-soleils para amenizar a incidência direta de radiação solar.
Com essa grande área de telhado, não poderíamos deixar de pensar na captação da água da chuva. Brasília é conhecida por ter uma estação seca com vários meses sem chuva. A cliente agora possui duas grandes cisternas em seu quintal, usadas na manutenção e limpeza da propriedade.
Nos últimos anos, a arquiteta Larissa Benitez vem desempenhando um papel importante em projetos residenciais e comerciais e seu compromisso com a sustentabilidade se reflete em seu trabalho, usando materiais de origem local e criando designs.
Arquiteta Larissa Benitez – @inlocoarqui