Projeto de Carol Farah une elementos rústicos e modernos com referências de Trancoso em uma residência de 400m² no condomínio Dahma

A cidade de Araraquara, no interior paulista, tem os melhores índices de desenvolvimento humano do país e uma das mais seguras para se viver. Já foi considerada a mais limpa das Américas e, o meio ambiente se mantém nas árvores que ornamentam praças, ruas e avenidas, considerada uma das cidades mais arborizadas do Brasil. A nova casa da família de fazendeiros de laranjas da região, tinha que ter elementos que lembrassem Trancoso, no sul da Bahia. O casal é apaixonado pela cidade, foi justamente na cidade que o casal realizou sua cerimônia de casamento. A ideia era ter uma casa com mix de elementos rústicos e modernos. A arquiteta Carol Farah, do escritório Farah+, assina o projeto de interiores.

Com 400 m², a casa está localizada no condomínio Dahma, foi projetada pelo arquiteto Reinach Mendonça para uma família composta pelo casal e dois filhos menores. O concreto aparante no teto e nas vigas revisita a arquitetura moderna de Paulo Mendes da Rocha e Vilanova Artigas, autor do projeto arquitetônico do prédio de arquitetura da FAU-USP. A madeira, em forma de ripas, se contrapõe ao concreto. Fachada e teto, da área da churrasqueira, foram revestidos de madeira, equilibrando a sensação de frieza que o concreto transmite.

Leia Também:


Estrutura metálica e brises são destaque no projeto


Logo na entrada, a cor se faz presente no azul da porta e, invade a cozinha através dos armários, de mesma cor, executados por uma marcenaria muito bem planejada pela arquiteta. Passando pelo living, com piso em granito e estante desenhada pela arquiteta. A sala de estar tem muxarabi em aço Cortém, que abraça o aparador em freijó lavado e palha indiana. No Home Theater o destaque é a parede revestida com tijolos de demolição, que fizeram parte de uma das fazendas da família.

Na área íntima, estão três quartos e cinco banheiros, que comportam confortavelmente a todos. A arquiteta utilizou uma paleta de cores neutra, com exceção do azul presente na porta de entrada.

Carol Farah – @farah_mais