Denominada pelo escritório responsável como Casa Hatley, a habitação se destaca em meio ao branco da neve, pois foi construída no gelo

A casa fica localizada em Hatley, no Canadá e foi construída em um planalto natural, proporcionando uma vista panorâmica deslumbrante sobre a paisagem natural e as montanhas do seu entorno. O projeto é assinado pelo escritório Pelletier de Fontenay em parceria com François Abit.

Os três volumes com formatos idênticos, com tamanhos e orientações variados, estão conectados lado a lado, sem se cruzarem. Juntos, eles formam um conjunto incomum e coerente. A forma da casa muda constantemente à medida que você se move.

A casa é composta de três áreas: a área central, a área principal e a área de hóspedes. Todas os três ambientes têm espaços de altura dupla que atingem até 8m de altura. As duas áreas menores também possuem mezaninos privados de madeira sobre os quartos.

Dentro da casa, grandes janelas enquadram vistas cuidadosamente selecionadas para a paisagem agrária, enquanto as clarabóias em todos os espaços duplos preenchem os interiores com luz natural durante todo o dia.

Alguns elementos estruturais fundamentais definem a casa: a fundação de concreto horizontal contínua, a profunda fachada de treliça de madeira que envolve toda a casa e o telhado de aço galvanizado unificado, todos os quais ajudam a ligar os volumes uns aos outros.

Os elementos estruturantes têm como objetivo unificar a arquitetura sem simplificá-la. A casa no gelo é verdadeiramente multicamadas. Ao mesmo tempo em que é discreta, também é imponente.

Para saber mais: www.pelletierdefontenay.com  e www.rancoisabbott.com