Projeto harmonizou a construção original de uma casa de fazenda, dentro de um condomínio em Sorocaba – SP, com uma moderna ampliação

O rústico em perfeita harmonia com a sofisticação. Esse equilíbrio foi o que norteou o projeto de reforma e ampliação desenvolvido pelos arquitetos Andre Paes e Cícero Toledo, da CA Arquitetos, para a residência de uma família formada pelo casal e três filhos, que priorizam espaços integrados que estimulam a convivência e muita área verde no entorno.

“Os proprietários desejavam manter a originalidade da casa, preservando seu estilo, por isso ela continuou com um jeitinho de ‘Casa de Fazenda’. O maior desafio foi integrar um novo bloco social, mais moderno, em harmonia com o estilo mais rústico”, declarou Andre.

A construção original teve seu perímetro externo inalterado e foram feitas novas divisões internas para abrigar os dormitórios. O telhado foi inteiramente reformado. “Refizemos também as instalações elétricas e hidráulicas”.

Com poucas aberturas, o projeto anterior deixava os ambientes escuros e muito compartimentados. “Basicamente, a casa antiga destinou-se a abrigar a área íntima, onde estão concentradas as quatro suítes. Toda a parte social, com salas e cozinha integrada, está no novo bloco de linguagem contemporânea, com pé direito alto e grandes aberturas”.

Enquanto as portas-balcão de madeira foram mantidas nos dormitórios, o novo bloco possui grandes esquadrias de alumínio. A escolha de mobiliários e itens de decoração foi feita de acordo com o estilo da casa e o gosto pessoal dos moradores. Toda a área social e de lazer recebeu pisos de cimento queimado, buscando a praticidade e rusticidade. Na área íntima, assoalho de madeira de demolição.

O projeto de iluminação recebeu uma atenção especial para criar ambientes agradáveis e aconchegantes. Na área externa, as espécies vegetais foram valorizadas com iluminação pontual e cênica. Toda automatizada, a iluminação externa também ganhou um charme adicional com as arandelas e luminárias de chão, em forma de bolas, desenvolvidas com maestria pela ceramista Ana M. Bozelli.

Os profissionais planejaram todo espaço exterior de forma a deixá-lo o mais livre possível de interferências. “Portanto, demos prioridade às áreas gramadas. O terreno já era privilegiado com relação às espécies ali plantadas, como as árvores frutíferas e as enormes palmeiras imperiais. O projeto de paisagismo complementou e deu apoio a essas espécies. Para irrigação de todo o jardim, aproveitamos a água da chuva armazenada em 2 grandes cisternas de 12 mil litros cada”.

No espaço de lazer, a piscina existente foi reformada e recebeu prainha e spa. A família também ganhou um campo de futebol, horta, pomar, tanque para peixes ornamentais e um viveiro de cágados e tartarugas. “Abaixo da grande mangueira, criamos uma mini-praça com paralelepípedos, toda feita com pedras do próprio local”.

O bloco de lazer e a edícula originais foram mantidos, mas o espaço ganhou um novo visual, com equipamentos modernos, aberturas e acabamentos. O ambiente inclui churrasqueira, forno a lenha, balcão com chopeira, mesa para refeições, home e salão para jogos.

Para a fachada, Cícero e Andre conservaram o estilo original de casa de fazenda, com varandas cobertas por grandes beirais. “O novo bloco faz um contraponto a esse visual mais clássico, porém recebendo os mesmos materiais de revestimento”.

Arquitetos Cícero Toledo e André Paes – CA Arquitetos – www.caarquitetos.com.br