Projeto de reforma para uma casa tradicional, em São Luís (MA), inclui também um pergolado e uma piscina na área externa
O arquiteto Roby Macedo já era amigo de Juliana Oliveira (médica, 29 anos) quando ela conheceu o atual marido (Guilherme Diniz, empresário, 35 anos) e, por isso, pôde acompanhar a evolução do relacionamento dos dois. Antes do casamento, o casal (que hoje tem um filho de 7 anos) comprou esta casa em São Luís (MA) já finalizada, com dois de dois pavimentos, e decidiu encomendar ao arquiteto um projeto de reforma geral, incluindo a ambientação da parte interna (de 358m²) e o acréscimo de uma piscina com pergolado na área externa do terreno, que tem 430m². “A Juliana e o Guilherme me pediram uma casa funcional e prática para o dia a dia, com poucos móveis e uma atmosfera minimalista e sofisticada, ao mesmo tempo. Para isso, investimos em móveis de linhas puras e mármore verde Guatemala em pontos estratégicos, como na cozinha, no tampo da mesa de jantar, no lavabo e nos degraus da escada, que também conferiram aos espaços um toque de exclusividade”, conta Roby.
Na decoração, é tudo novo, nada foi aproveitado do acervo dos clientes. Na sala de estar com tv, por exemplo, o arquiteto destaca a poltrona C26, da Carbono Design, estofada em tecido verde para se conectar ao mármore verde Guatemala, presente tanto no tampo da mesa de jantar como nos degraus da escada que leva ao segundo pavimento, onde ficam os três dormitórios da casa. Outros destaques na sala: o par de arandelas Corda, do designer Guilherme Wentz, e o sofá modular Gomos, assinado pela Suíte Arquitetos para a Lider Interiores, com assentos voltados para três lados, formando uma “península” encostada no pilar da escada. Para a sala de jantar, Roby Macedo elegeu as cadeiras 3D com estofamento em camurça vinho, assinadas pela dupla Gerson Oliveira e Luciana Martins (da ,Ovo), e para a varanda gourmet, as banquetas de bar Ana, assinadas por Jader Almeida. Como os novos proprietários queriam uma casa minimalista sofisticada, no andar térreo o arquiteto apostou em marcenarias – entre painéis ripados e armários – com acabamentos madeirados num tom mais escuro (tudo da Florense). Já na área externa, ele replicou o deck de madeira no muro lateral para deixar o espaço mais acolhedor, sensação reforçada pelas jardineiras com duas alturas ao longo da piscina, revestidas com pedra bruta.
“Nosso maior desafio neste projeto, foi, sem dúvida, transformar uma casa com arquitetura tradicional em uma casa minimalista e sofisticada”, conclui o arquiteto Roby Macedo.
Roby Studio de Arquitetura – @robystudiodearquitetura