Integração de ambientes e decoração com estilo Trancoso marcam o projeto.

Localizada dentro de um condomínio fechado na Praia do Forte (BA), esta casa de veraneio com 115m² distribuídos em dois pavimentos foi comprada já pronta por um casal na faixa dos 45 anos (com duas filhas, de 9 e 10 anos), com piscina privativa, área externa, acesso à praia e bastante vegetação. Em seguida, a arquiteta Juliana Zappa foi chamada para fazer um projeto de reforma e decoração que atendesse aos seguintes pedidos dos novos proprietários: integrar a sala e a varanda, que foi fechada com cortinas de vidro para facilitar a limpeza da casa; transformar a despensa ao lado da área de serviço em um banheiro para atender a piscina; converter a piscina existente em um espaço de relaxamento, com água aquecida; instalar um deck de madeira cumaru no piso da área externa. “Com a integração da varanda à sala, demolimos as paredes que sustentavam as antigas esquadrias que separavam esses ambientes e nivelamos o piso”, conta a arquiteta.

Como a cliente queria uma casa com estilo que lembrasse Trancoso, o conceito do projeto priorizou móveis de materiais naturais e acabamentos bem claros nos ambientes sociais. “Trocamos a cor azul da fachada por uma textura de reboco baiano pintado de branco para trazer esse clima mais rústico de Trancoso”, exemplifica Juliana. Na decoração dos quartos, a cliente pediu para usar tecidos da Entreposto que ela mesma arrematou, em viagens a São Paulo, no tradicional bazar que marca promove anualmente em sua loja. “Desta forma, os dormitórios das duas suítes, que ficam no piso superior, ganharam mais cor e estampas”, justifica a arquiteta. “Como a paleta cromática da área social ficou bem clara e neutra, acrescentamos charme com peças de madeira, prateleiras suspensas, cordas de sisal, guarda-corpo de escada em treliça e puxadores que os clientes trouxeram de viagens”, acrescenta.

Na decoração, que segue o estilo natural refinado, com exceção da mesa de madeira maciça da sala, é tudo novo. A pedido da cliente, a maioria dos móveis novos da área social são de madeira e fibra natural e vieram a loja Biasá Home, em São Paulo.

Juliana Zappa – @julianazappaarq