Uma mostra como a casacor revela as oportunidade de cada setor e, principalmente, as soluções pensadas para os mais diferentes ambientes

Uma mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo como a CASACOR Santa Catarina / Florianópolis 2018, é sempre uma oportunidade para conhecer as novidades do setor e, principalmente, as soluções pensadas pelos profissionais para os mais diferentes ambientes que compõem nosso morar.

Autor da Casa Ônix by Karsten, o arquiteto Gabriel Bordin projetou um espaço horizontal pensado como um refúgio de descanso. Em um único ambiente, ele apresenta o living, uma pequena cozinha, a área íntima e o item mais que mais chama a atenção: uma banheira com espelho d’água instalada num dos cantos da casa.

Baseado em suas criações para o evento, Gabriel aponta cinco dicas que podem ser transferidas para o dia a dia na elaboração de futuro projetos ou até mesmo em uma reforma.

1. A integração do banheiro com o quarto. Primeiro, porque cria uma atmosfera mais ampla em espaços como os quartos, por exemplo, cada vez menores nos apartamentos. Eliminar uma parede amplia bastante a área, integrando estes usos e transformando num ambiente mais dinâmico e moderno. Essa questão de integrar está bem em alta geralmente entre a cozinha e o estar. Agora é a vez de integrar a área íntima.

2. Para os armários, tanto na cozinha quanto no closet, foram usadas estruturas em serralheria. Isto permite uma modulação bem eficiente porque, basicamente, a estrutura se sustenta no piso e no teto, assim como alterações na medida que surjam necessidades como novas prateleiras ou um aéreo. Visível, a estrutura vazada permite também uma melhor ventilação em locais úmidos.

3. Fugindo do trivial, o uso do tecido no teto – neste ambiente casacor, o arquiteto aplicou o wall decor da Karsten – transforma este espaço quase sempre sem nenhuma aplicação decorativa. Para Gabriel, “ao criar este movimento, as paredes podem ficar mais clean gerando um elemento mais marcante e de destaque”.

4. Outra saída para ambientes, especialmente os novos apartamentos cada vez menores, é tirar partido da área que fica ao lado da cama. Na Casa Ônix by Karsten, uma escrivaninha funciona tanto como apoio lateral como um local para home office, por exemplo. E também remete à integração geral da área íntima.

5. A ideia de ter uma banheira dentro da sala, que aqui também faz as vezes de espelho d’água, pode parecer ousada, mas tem outras funções. Além da função como espaço para o banho ou somente pela estética, uma peça deste porte, com o barulho da água, também traz tranquilidade ambientando de uma forma mais interessante o espaço de convívio social.

www.gabrielbordin.com.br