Decór em cores sóbrias para a cobertura em Genebra, Suíça, para não tirar o protagonismo da paisagem externa, de tirar o fôlego!

Localizada em Genebra, esta cobertura duplex de 150m² foi comprada por um empresário brasileiro solteiro e sem filhos (que mora uma parte do ano na Suíça e outra no Brasil) quando o prédio – projetado pelo famoso arquiteto suíço Philippe Meyer – ainda estava em construção. Para adaptar o imóvel novo aos gostos e necessidades do novo proprietário, entrou em cena o arquiteto David Bastos, do escritório DB Arquitetos, que fez poucas interferências arquitetônicas na planta da construtora, a pedido do próprio cliente. “Nosso projeto buscou uma arquitetura limpa, levemente minimalista, com acabamentos em cores sóbrias, incluindo algumas tonalidades terrosas, para não tirar o protagonismo da paisagem externa, que é belíssima e o ponto alto do imóvel”, explica David.

O pavimento inferior concentra sala de estar com escritório integrado, sala de jantar com cozinha integrada, duas suítes e uma varanda, enquanto, no andar superior, fica a área gourmet, com terraço e lavatório.

Na decoração, que segue o estilo contemporâneo atemporal, todos os móveis e adornos foram escolhidos de acordo com as especificações do projeto, sendo a maioria de design assinado por nomes consagrados da cena internacional. No living, por exemplo, o sofá Campiello (by Antonio Citterio) e o pufe Bangkok são da Flexform, enquanto a poltrona Stanford e a mesa de apoio Mondrian (by Jean Marie Massaud) são da Poliform. Já o banco de couro Garçon é uma criação da dupla Matteo Thun e Antonio Rodriguez para a Baxter, enquanto a luminária Nocttambule foi fornecida pela Flos. Na sala de jantar integrada à cozinha, as cadeiras de jantar Morgan (by Antonio Citterio) são da Flexform e a mesa lateral Dama é da R&D Poliform. No escritório, destacam-se a escrivaninha Verba Volant (by Roberto Lazzeroni), da Baxter, a poltrona de trabalho Vossia (by Giuseppe Casarosa), da Ceccotti Collezioni, e a poltrona com pufe Chiara (by Francesco Binfaré), da Edra. Na suíte principal, o design internacional também prevalece, como a mesa de cabeceira (by Emmanuel Gallina), da Kelly Poliform, e a poltrona Metropolitan (by Jeffrey Bernett), da B&B Italia. Na varanda da suíte, roubam a cena as criações de Paola Lenti, a exemplo da poltrona Cove (da F. Rota), a mesa lateral Strep (da V Carrasco) e o pufe Berry (da CRS).  Na área gourmet do pavimento superior, a mesa, as banquetas e o sofá são da Cane Line.

Todas as fotografias (fine art) espalhadas pelo apartamento são do fotógrafo Tuca Réines e foram escolhidas pelo cliente junto com o arquiteto David Bastos.

Projeto: DB Arquitetos – @dbarquitetos

Produção Visual: Armazém de Arquitectura – @armazemdearquitectura.pt