Como apoio para os objetos decorativos ou suporte, Daniela Funari ensina como escolher as mesas de centro adequadas
Responsáveis por complementar os principais ambientes sociais de um projeto de interiores, principalmente nas salas de estar, as mesas de centro oferecem um ponto de apoio para as mais variadas funções: seja de base para enfeites ou para apoiar itens como celulares ou bandejas, na hora de servir.
Ao assumir essa função de ser o ponto de referência para sofás e poltronas a acompanharem, o móvel conta com a liberdade das formas, padrões, materiais, combinações e dimensões. O segredo (que nem é tão secreto assim) é incluir o bom senso para que acompanhe as referências do projeto. A arquiteta Daniela Funari separou informações que a auxiliam no momento de decorar a peça em cada projeto que realiza.
Aconchego nas salas de estar e livings
Muitas pessoas ficam com dúvidas quando o assunto é definir um estilo para a decoração dessa mesa. “As opções são diversas e as mais adotadas são livros, vasos, esculturas e porta-retratos“, detalha a arquiteta. “Sobretudo, o importante é que esses elementos exprimam a personalidade dos moradores“, completa.
Ideal também para varandas
As mesas de centro também são aliadas quando o assunto é a decoração das varandas, sejam elas integradas ou não. De acordo com Daniela, essa presença faz sentido, uma vez que as varandas com espaço para receber são reconhecidas como mais uma proposta de estar e de acolher.
Além disso, Daniela reforça mais uma orientação, principalmente quando essas mesas são colocadas em ambientes abertos e ficam expostas às intempéries climáticas. “É preciso considerar mesas produzidas com materiais resistentes como as fibras sintéticas, alumínio, corda náutica, tecidos impermeáveis e resistentes ao desbotamento“, aconselha. No caso das varandas cobertas, porém com ampla incidência solar, também se faz necessária a cautela, que muitas vezes pode ser resolvida com a instalação de persianas.
Apostando em diferentes formatos
As inovações também fazem parte desse mobiliário, afinal profissionais do design e artistas sempre surpreendem com criações exuberantes e originais. É muito comum, por exemplo, encontrar no mercado mesas de centro em formatos orgânicos e elas são, sim, ótimas escolhas para compor os ambientes sociais. Além desse recurso, o mix entre duas ou mais peças, que conversam entre si, cria um senso de unidade.
Para a decoração de mesas com design mais alternativo ou orgânico, é valioso analisar a completude com os demais itens presentes na sala é primordial para o intuito de não deixá-la como um móvel dissonante. A mesma orientação se aplica quando a ideia for trabalhar com duas ou mais peças.
Daniela Funari | @danielafunariarquitetura