Com 30m², esta cozinha de sítio em Maricá, Rio de Janeiro, foi integralmente renovada pela arquiteta Lívia Ornellas
Proprietário de um sítio em Maricá (RJ), um casal de empresários, na faixa dos 45 anos, decidiu fazer uma reforma somente na cozinha da casa. Além de melhorar a estética do espaço, de 30m2, eles também queriam remover o fogão que ficava na ilha, já que a constante ventilação cruzada os obrigava a cozinhar com as esquadrias (janelas) fechadas. Foi quando entrou em cena a arquiteta Livia Ornellas, que propôs um novo layout, sem alterar a planta original. “Além de inverter a posição do fogão, os clientes pediram para incluir uma mesa confortável que servisse ainda de apoio ao preparo das refeições, e uma cristaleira generosa para guardar as louças da família”, conta Livia.
Arquiteta transformou então a ilha em mesa de refeições e manteve uma cuba em cada lado da bancada em L. Além disso, ela projetou um armário-cristaleira que vai do piso ao teto (fechado com portas de vidro refletente) e uma estante para acomodar os eletros de menor porte, como airfryer, micro-ondas, sanduicheira, liquidificador e afins.
Na decoração, vale destacar o tom terracota no desenho do piso de azulejo hidráulico (modelo Gaivota, da Ladrilar), que foi replicado no acabamento em laca do armário superior. Para equilibrar visualmente, tanto os armários inferiores como os móveis são de madeira clara. “O material do piso e a cor terracota remetem à casa de campo, mas de uma forma sutil”, justifica a arquiteta, que classifica a decoração de contemporânea.
“Nosso maior desafio neste projeto foi criar uma cozinha confortável para várias pessoas usarem confortavelmente, ao mesmo tempo, e associar funcionalidade à estética, com a mesma importância”, finaliza Livia Ornellas.
Livia Ornellas Arquitetura – @liviaornellas.arq