Com uma paleta em tons de azul, o decór do apartamento brinca com soluções inteligentes para integrar e até camuflar ambientes

Algumas paixões que temos em nossas vidas são capazes de guiar a forma com que nos vestimos, agimos e até moramos. Nosso gosto musical, o time que torcemos e nosso amor por filmes e HQ’s podem interferir diretamente na decoração do nosso lar. Este é o caso desse casal, fãs da Saga Star Wars, que encontrou a profissional certa para realizar o sonho de terem um decór do apartamento com o tema Geek: a arquiteta Marina Carvalho, do escritório que leva seu nome.

Assim como eles, a Marina é entusiasta do universo dos HQ’s  e ficção científica e menciona uma conexão imediata com seus clientes. “Eles me encontraram através de um post que fizemos sobre o filme Star Wars, a saga favorita deles, e uma das minhas também. Foi um trabalho muito prazeroso de fazer, pois eles aceitaram todas as minhas sugestões e participavam com ideias complementares”, conta.

O principal desejo dos proprietários era que apartamento apresentasse ambientes integrados e funcionais, pois prezavam pelo descanso e a praticidade na vida cotidiana sonhada por eles.  Para tanto, uma das soluções encontradas pela arquiteta foi diminuir a área de serviço, promovendo uma melhor conexão e amplitude para a sala. Marina também decidiu manter tudo aberto, aumentando ainda mais a fluência entre os cômodos. “Também trouxe um conceito de cozinha bastante prática, tendo em vista que o casal não tem o hábito de cozinhar em casa”, explica.

Outro ponto mandatório no briefing para o decór do apartamento era que a sala de estar, além de ser um local de convívio social, contasse com um home office para as atividades profissionais – tão essencial nos dias de hoje –, mas que ao mesmo tempo não se configurasse tão aparente quando não fosse utilizado. “Ao estudar o layout, nossa proposta foi criar um escritório em formato de cubo, com portas do tipo camarão. Tudo ficou muito discreto”, detalha Marina.

Na decoração que imprimiu a personalidade dos moradores, prateleiras receberam a coleção de bonecos miniaturas de seus personagens favoritos. Outro hobby do casal, praticados nas horas vagas, são os jogos de tabuleiros, principal fato que levou Marina a incluir uma mesa redonda no ambiente. Apostando em ambientes setorizados, que dão maior fluidez ao projeto, o móvel que esconde as costas do sofá foi executado com a mesma madeira Carvalho Malva, da Duratex, que reveste as paredes da sala de estar/TV. No mood do conforto para curtir as sessões de filmes e séries do casal, o tijolinho eleito para revestir a parede da TV segue a mesma paleta.

Apelidado carinhosamente pelos moradores como “cubo negro”, o lavabo exalta a forma geométrica de uma caixa para favorecer a disposição dos ambientes. Nesse ponto da planta, o espaço contava com uma porta voltada para a sala, mas Marina realizou a inversão para adicionar uma dispensa com armário e porta invisível em sua traseira. Todo lado externo foi revestido como MFD preto e, para ilustrar, artistas foram contratados para desenhos, grafias, ilustrações e frases das séries favoritas do casal. “A inspiração foi de uma lousa, que permitiu um efeito mais estilizado”, compartilha a arquiteta. A parte interna é uma das mais divertidas do apartamento. Uma amiga da moradora produziu a arte com um pattern dos personagens da  série Star Wars e Marina mandou plotar. Ao invés do espelho, o visitante que acessa o lavabo é impactado com a mensagem ‘May the Force be with you’.

Outro grande referencial foi o lado ‘tec’, que precisava marcar presença no projeto. Super eficiente, a cozinha é muito bem equipada com eletrodomésticos de última geração, que seguem um visual moderno com o esquema de cores, dando uma sensação mais futurista, podendo ser vista até à área de serviço. “Eles são muito antenados, tanto que, no armário, incluímos um espaço que serve de ‘estacionamento’ para robozinho aspirador, onde ele fica guardado e se mantém carregado”, compartilha a arquiteta.

O azul volta à cena na suíte, assim como os tijolinhos, impermeabilizados por ele. Para proporcionar o closet – sonho compartilhado pela moradora –, Marina demoliu um dos banheiros existentes na planta original. Para os momentos de autocuidado, a arquiteta adicionou também uma área de maquiagem, que abusa da iluminação natural, capaz de deixar qualquer pessoa mais vibrante em frente ao espelho. E como não poderia deixar de ser, a cor do casal volta, desta vez, para arrematar o projeto. Ainda brincando com as linhas geométricas, o revestimento hexagonal forma uma bonita composição em degradê com nuances de azul na parede do chuveiro, tornando o momento do banho ainda mais relaxante.

O quarto do pequeno Benício, filho primogênito, também ganhou um décor Geek, mostrando a versatilidade da temática, que pode ser aplicada desde espaços tidos como mais sérios, até o dormitório do bebê.

Conheça outros projetos da arquiteta Marina Carvalho acessando seu site www.marinacarvalho.com ou seu Instagram @marina.carvalho.arquiteta