Apartamento moderno e minimalista, com design atemporal e projeto de reforma assinado por NOSSA Casa Arquitetura e Cristiane Trolesi
Com tons neutros e uma mistura de materiais e linhas retas o projeto do apartamento de 130m² na Vila Ipojuca em São Paulo, assinado pela arquiteta e design de interiores, Daniele Capo, responsável por comandar o escritório NOSSA Casa Arquitetura e em parceria com a arquiteta Cristiane Trolesi, foi pensado de maneira simples, mas moderna e minimalista. A ideia era criar um ambiente harmônico e aconchegante, em que todos os elementos conversassem entre si.
Com a premissa em atender aos desejos de um jovem casal, o projeto de reforma do apartamento conta com um design atemporal e possui muita personalidade, visto que o interesse dos clientes era por um projeto sem muitas informações. Os materiais utilizados são a parte principal do projeto, o concreto junto ao inox, a madeira e a resina ajudam a construir o conceito contemporâneo e atemporal.
O principal objetivo era trabalhar um layout amplo e com ambientes integrados, como a total integração entre sala, cozinha e varanda, criando um ambiente mais versátil e espaçoso. A economia de descartes de materiais foi ainda maior pois o cliente já havia aprovado o projeto antes da entrega das chaves. Com isso, o escritório entrou em contato com a construtora para evitar o desperdício de material. Portanto, não foi necessário instalar as bancadas, metais e revestimentos nas áreas molhadas, pois tudo seria alterado.
As linhas retas foram trabalhadas pensando no ar minimalista e, seguindo por esse pensamento, o escritório optou por ocultar todas as portas nos painéis de madeira, o que conferiu ainda mais leveza para os ambientes. Os principais materiais utilizados foram a madeira e o concreto.
Para o ambiente da sala, optou-se por utilizar ripas de concreto, que conferem um ar brutalista, mas que contrapõe o forro em madeira. Alguns outros elementos também acabam dando um destaque importante e diferenciado para o projeto, como o inox, presente nas duas bancadas das cozinhas e o “caixote de vidro” da suíte.
Em termos de iluminação, a proposta foi buscar opções que criassem cenas aconchegantes. Na sala, dois perfis lineares percorrem de ponta a ponta o ambiente. Para criar uma iluminação pontual, o escritório optou por deixar a louça iluminada.
Para o ambiente da cozinha a iluminação foi pensada como um diferencial, as bases de alvenaria (sóculos) são iluminadas indiretamente, criando um aspecto bem interessante para o ambiente.
No quarto do casal o perfil também foi utilizado em tonalidades aconchegantes. Já no banheiro, seguiu-se com o padrão nas bases, além de todos os espelhos serem iluminados, pois a cliente é influencer e precisa de uma boa iluminação. No lavabo, foi utilizada luz a indireta (atrás do espelho) e a pontual no painel de madeira.
A maior intervenção feita pelo escritório foi a mudança de lugar do lavabo. Originalmente, ele ficava na entrada do apartamento, ao lado esquerdo, porém, era necessário mais espaço na suíte, pois a cliente precisava de bastante armário. Com isso, foi necessário pegar uma parte da área de serviço para fazer o novo lavabo.
Na suíte master, a opção adotada foi o deixar o concreto aparente na laje, houve algumas intervenções como a desassociação da bancada e chuveiro com a área do vaso sanitário, deixando que a cabine do vaso ficasse onde, inicialmente, era o lavabo – ocupando uma área bem menor, justamente para ter espaço para armários, além da retirada das paredes de alvenaria e a inserção de uma divisória em vidro com película.
NOSSA Casa Arquitetura – www.nossacasa.arq.br – @nossa_casaarquitetura
C+AD I ARQUITETURA I DESIGN – www.ctrolesi.com – @ctrolesi