Deus ex machina é uma expressão em língua latina com origem grega que significa literalmente “Deus surgido da máquina”, e é utilizada para indicar uma solução inesperada, improvável e mirabolante para terminar uma obra ficcional. (Wikipédia)
A Deus Ex Machina, famosa marca de origem australiana cujos produtos são voltados para moto, surf e moda do mundo pós-moderno, escolheu São Paulo para abrigar sua primeira loja do Brasil. Recentemente inaugurada na tradicional Avenida Rebouças, o projeto assinado pelo escritório de arquitetura Meireles+Pavan, foi responsável pela revitalização de uma antiga residência do arquiteto Oswaldo Bratke. A princípio inativo durante anos, o terreno demonstrou um enorme potencial pela sua arquitetura, paisagismo e materiais.
Quem está familiarizado com o estilo da marca sabe que moda e design se misturam entre o moderno e o antigo, além do estilo de vida proposto que possui uma grande conexão com natureza e adrenalina. Levando essas características em consideração, o partido do projeto foi recriar os espaços de uma antiga residência para dar lugar à loja, que também conta com um bar e um restaurante.
Pode-se dizer que o “mood” é baseado na proposta da marca assim como as outras sedes espalhadas ao redor do mundo, mas contém sua própria identidade mesclando estruturas, revestimentos e demais elementos existentes. Tratando-se da primeira sede no Brasil, houve a intenção de dar um aspecto tropical à arquitetura. Há elementos com curvas orgânicas, piso e móveis de madeira e muito verde que está presente tanto na vasta vegetação externa, quanto na pintura das paredes internas.
Os ambientes neutros, naturais e rústicos fazem com que a decoração, por sua vez colorida, se destaque. Procurou-se adotar soluções inteligentes que reaproveitam materiais com um toque moderno e criar sensações de um espaço com o frescor e a diversidade de fauna e flora da Mata Atlântica.
De modo geral o projeto é focado na experiência do visitante, o ambiente proporciona a sensação de aconchego de um lar, o ar da natureza, um toque ousado e industrial, além de pequenas surpresas presentes em cada detalhe.
Arquitetos: Meireles + Pavan Arquitetura – www.meirelespavan.com.br – @m.p.arquitetura