Priscila Poli, especialista em casas de férias, oferece soluções práticas para mobiliar casa de praia e garantir durabilidade.
Quando pensamos em mobiliar uma casa de praia, surgem alguns desafios que demandam nossa atenção. Pensando nisso, Priscila Poli, head designer da Casamar e especialista em casas de férias, compartilha algumas dicas sobre a importância de adaptar os móveis para esses ambientes específicos.
“A proximidade com o mar traz consigo uma série de fatores que podem afetar a durabilidade e a estética dos móveis”, explica Priscila. “Desde a corrosão causada pela maresia até a umidade que pode gerar o surgimento de mofo, é essencial considerar essas condições ao escolher os materiais e acabamentos para os móveis de uma casa de praia.”
Abaixo, a designer revela alguns segredos dos seus 14 anos de experiência em desenvolvimento de soluções para manter a longevidade e funcionalidade de seus móveis em meio às exigências do ambiente litorâneo.
E lembra: “Hoje podemos levar essa expertise para casas urbanas. Não é mais sobre transformar casas de férias no campo ou na praia, é sobre transformar ambientes em espaços perfeitos, duradouros, para criarmos memórias inesquecíveis, e para que a família se sinta sempre de férias, até mesmo na sua própria casa.”
Problema: puxadores, corrediças e ferragens que estragam com facilidade.
O inox é visto como um material resistente à corrosão, mas será que ele é a melhor opção para as ferragens do seu mobiliário?
A resposta é: NÃO, porque apesar do inox ser resistente à corrosão marítima, ele é um metal mole, o que não garante a durabilidade do seu mobiliário. Sua maleabilidade torna-o suscetível a danos quando exposto à combinação de maresia, períodos prolongados de inatividade e uso intenso, como ocorre durante temporadas e férias.
A operação frequente de abrir e fechar portas e gavetas, especialmente em ambientes sujeitos a períodos prolongados de inatividade e/ou alta circulação de pessoas, como casas de férias, resulta em uma sobrecarga que compromete a durabilidade do produto.
Leia também:
Deixe a casa de veraneio pronta para a temporada
Solução: ferragens com duplo banho de níquel na cromagem, que blindam fatores externos.
O duplo banho de cobre e zinco das ferragens da Blum, é um ótimo exemplo de ferragens que não darão trabalho no futuro.
A exclusiva liga metálica que a Blum oferece é reconhecida mundialmente por proteger o mobiliário das condições climáticas inevitáveis que esses imóveis estão expostos – como o desgaste da maresia, e ainda assim é um metal “duro” que irá suportar o peso das portas, sem ficar desregulando toda hora.
Problema: Móveis com umidade e mofo, principalmente os próximos as paredes.
Solução: Película Antimofo Casamar
A Película Antimofo Casamar é um sistema de proteção que consiste em uma membrana fina e impermeabilizante instalada de modo permanente na parte de trás dos móveis planejados. O revestimento impede a proliferação de fungos, proporcionando proteção ao mobiliário, principalmente em ambientes úmidos – como normalmente são as casas conectadas ao mar.
Problema: espelhos que oxidam
Sim, espelhos comuns oxidam.
A maioria dos espelhos têm uma camada de metal, como alumínio, na parte de trás para criar o efeito reflexivo. Por isso oxidam: pois ocorre um processo químico – o metal reage com o oxigênio na presença de umidade, formando óxidos metálicos.
Solução: escolha espelhos que não possuem metal na composição.
Priscila Poli – @priscilapolidesigner