Casa na zona sul de Porto Alegre foi elaborada para um casal de advogados que queriam se mudar do apartamento para uma residência criativa
A partir desses fatores, a proposta do projeto assinado pelo escritório KS Arquitetos, oferece um bom aproveitamento das condições naturais do terreno, se adequando ao seu aclive e a vegetação existente de maneira que trazem mais movimento e elegância para casa.
O projeto rompe com o tradicional se dividindo em quatro pavimentos com volumes desencontrados entre si, cada um tendo um uso diferente. A casa possui um sistema inteligente que permite uma gestão eficiente do consumo de energia e isso foi um ponto importante no projeto. Painéis solares nas coberturas funcionam para a geração de energia, aquecimento da água e da piscina.
Os volumes desalinhados se destacam na fachada pela escolha da materialidade e assimetria. A cota ao nível da rua leva à garagem e ao depósito. Uma grande escadaria na lateral leva a área social. O estar e o jantar estão integrados com a cozinha, criando um ambiente que se estende até a varanda. Nos fundos do terreno localiza-se uma edícula que funciona como salão de festas.
A área íntima conta com três suítes e uma pequena biblioteca. O pavimento pode ser acessado sem entrar pela porta principal, esse acesso se dá através de uma escada em pedra que serve também como uma horta em níveis diferentes.
O terraço acima do salão de festas se conecta com a residência criativa por uma passarela que leva a biblioteca. Na cobertura localiza-se um estúdio/escritório com abertura para um terraço amplo e aconchegante com vista para o Rio Guaíba.
Para saber mais, acesse: www.ksarquitetos.com.br