Este edifício industrial abriga a Sociedade Comercial do Vouga, empresa que pauta-se por uma filosofia de negócio na área do ciclismo e motociclismo

Quem assinou o projeto foi o escritório NU.MA, que teve a possibilidade de criar uma área de 3.200m² em um terreno de forma não regular, para ser a sede da Sociedade Comercial do Vouga, localizada em Portugal.

Levando em consideração as condicionantes regulamentares do PDM e os regulamentos municipais, a proposta de implantação foi desenhada por forma a respeitar as suas especificações.

A proposta partiu de um paralelepípedo com as dimensões de 100m de comprimento por 32m de largura. Dadas as condicionantes do regulamento, e à irregularidade do terreno, a sua forma inicial sofreu alterações, por forma a respeitar todas as especificações.

O edifício industrial desenvolve-se no rés do chão com a zona mais pública e de fácil acesso compreendida com a zona de exposição e a zona de armazenagem. Em termos de distribuição no terreno, a zona mais pública e de exposição fica junto à rua principal e a zona de armazém na parte de trás do terreno e com um acesso secundário. No piso 1, e na zona mais privada e de acesso restrito, os escritórios e zona de bar/refeitório.

Como forma de apoio a estas duas zonas, foi criada uma plataforma exterior (terraço) no piso 1. Esta zona fez com que se pudesse criar uma desmaterialização no paralelepípedo inicial.

No quesito materialidade do edifício, optou-se pela simplificação do sistema construtivo, sendo o edifício todo revestido com o mesmo material (chapa ondulada de cor escura) e na zona de entrada e exposição assumir uma maior transparência, tendo-se optado por um revestimento em murolux e caixilharia em vidro.

Para saber mais, acesse: www.numa.pt