Empresárias que inspiram o mundo da arte e do design
Falar sobre a luta das mulheres por igualdade de espaços e oportunidades, seja a âmbito social ou profissional, embora não seja uma pauta recente e nem mesmo tão antiga quanto deveria, nunca foi tão importante e atual, como nos tempos que vivemos. Para trazer histórias de mulheres reais e fortes, que inspiram com trajetórias como empresárias de sucesso nos segmentos da arte, da cultura, do design e decoração, selecionamos alguns perfis de brasileiras.
Andrea Pinheiro, presidente da Fundação Bienal de São Paulo
Com mais de trinta anos de atuação no mercado financeiro, soma experiências em funções de governança, cargos de alta gerência e liderança de equipes. Foi sócia-fundadora do BR Partners, um dos principais bancos de investimento independentes do Brasil, onde respondeu por toda a gestão operacional, além de participar do Conselho de Administração e de comitês executivos.
Anteriormente, foi diretora do Banco BMC, tendo conduzido sua transformação em uma instituição de nicho, com atuação especializada em crédito consignado, segmento no qual se destacou entre os líderes. Ainda no BMC, comandou seu processo de venda ao Bradesco, em 2007.
Com graduação e MBA em Administração de Empresas, esse último cursado na Universidade de Nova York, e especialização em Governança Corporativa pela Wharton School, Andrea Pinheiro foi diretora da Fundação Bienal de São Paulo entre 2019 e 2022, e é embaixadora da Endeavor e conselheira do MASP, da Vivo e do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).
Flávia Junqueira, artista visual
Doutora em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre em Poéticas Visuais pela Universidade de São Paulo (USP), pós graduada em fotografia e bacharel em Artes Plásticas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP.) Junqueira cria paisagens imaginárias caprichosas e festivas, onde imergimos no cenário mágico da cultura local. Os balões em suas obras são os protagonistas que sobem ao palco, seja ele qual for, seja a rua ou o céu.
Ainda neste mês, a artista apresenta “Rêverie”, sua nova exposição em cartaz a partir de 21 de março, na Zipper Galeria. Em uma mistura de ilusionismo e arrebatamento, a exposição convida o visitante a um olhar mais profundo sobre si mesmo, refletindo sobre sua trajetória, suas múltiplas camadas de teatralidade, e desvendando suas próprias memórias da infância. Flávia Junqueira é representada pela Galeria Zipper no Brasil, pela Reiners Contemporary Art na Espanha, Unix Gallery em Nova York, Gilman Contemporary em Idaho e pela Galeria VOSS na Alemanha.
Lissa Carmona, CEO ETEL
Formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Lissa Carmona começou sua carreira no mercado financeiro, mas em 1995 decidiu mudar de rumo e integrar a ETEL como sócia, CEO e curadora da coleção.
Hoje, com anos de carreira na área, é considerada a embaixatriz do design brasileiro no mundo, conduzindo grandes palestras, curando mostras e liderando projetos educacionais, tanto no Brasil, como mundo afora. Em 2021, Lissa encabeçou e deu início a um projeto com séries de exposições icônicas montadas na Casa Zalszupin, onde viveu o contemporâneo modernista Jorge Zalszupin nos últimos 60 anos.
Melina Romano, fundadora e diretora criativa do estúdio Melina Romano
Formada pela Accademia Italiana a Firenze, Melina Romano (39) – natural de Casa Branca, São Paulo – iniciou sua carreira no desenvolvimento de mobiliário na Decameron Design.
Após esta experiência, em 2007, embarcou em uma carreira independente ao fundar o estúdio de design de interiores e arquitetura que leva seu nome. Inicialmente focado em projetos residenciais de alto padrão e corporativos, expandiu sua atuação para os setores comercial e hoteleiro ao longo dos anos.
O estúdio Melina Romano dedica-se a projetos residenciais, corporativos e hoteleiros desde 2007. Com foco no design afetivo e essencial, adota uma abordagem essencialista, priorizando a funcionalidade para proporcionar experiências e bem-estar. Utilizando uma metodologia afetuosa, desenvolve projetos empáticos e personalizados que buscam transformar ambientes em espaços afetivos. Com 15 anos de trajetória, o estúdio assimila técnica e repertório para transmitir seriedade e segurança nas soluções de projeto. Atua de forma plural em arquitetura, interiores, design e arte.
Paloma Danemberg, fundadora do AD܂STÚDIO e History܂Call
Paloma Danemberg é carioca, fundadora e curadora do AD.STUDIO, loja de móveis e objetos europeus antigos, sob um olhar contemporâneo, com a proposta inédita de desmistificar a cultura do antiquariato para uma nova geração. Paloma é expert em garimpo, restauro e upcyling, os três principais pilares oferecidos pelo AD.STUDIO, hoje localizado no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, inaugurado em março de 2023.
Seu acervo conta com móveis e objetos de trabalho, originais dos séculos XIX e XX, sobretudo de madeira clara e ferro, todos garimpados na Europa e restaurados no Brasil, uma paixão compartilhada com seu pai, o antiquarista, Arnaldo Danemberg. Paloma Danemberg também assume a direção criativa da marca de acessórios de moda upcycling, History܂Call. A seleção de peças altamente exclusivas é fruto do garimpo realizado pela curadora ao longo dos últimos cinco anos na Europa, seguindo o conceito de upcycling, que já é uma característica do AD.STUDIO, seu antiquário contemporâneo.
Renata Vale, fundadora Casa Gabriel
A fotógrafa cearense, Renata Vale, direciona seu olhar para cenas e paisagens, o movimento de pessoas e objetos, ou até mesmo o movimento do próprio artista. Suas fotografias possuem texturas sensitivas quando o foco está na nitidez da riqueza de detalhes que entra em destaque, já nas imagens tiradas com um longo tempo de exposição, a aproximação com uma pintura é evidente.
Em 2022, fundou a Casa Gabriel, espaço de arte localizado em São Paulo, com o propósito de fomentar a cultura brasileira com ênfase na produção nordestina e em novos talentos. Em sua carreira como empreendedora, Renata estimula a pluralidade de manifestações artísticas e dissemina conhecimento, por meio de exposições, cursos e conversas que compõem a programação da Casa Gabriel.
Tania Bulhões, fundadora e diretora criativa da marca Tania Bulhões
Com mais de 30 anos de história, Tania Bulhões é uma marca de alta perfumaria e objetos para casa que combina exclusividade, brasilidade e sofisticação, para presentear seus clientes com experiências memoráveis. A singularidade do Brasil e a delicadeza da natureza estão sempre presentes em suas criações – seja em porcelanas criadas por um processo artístico autoral de Tania, ou em fragrâncias que despertam explosões olfativas.
Em 1989, abriu seu primeiro negócio, em Uberaba. Em 1991, mudou-se para São Paulo e abriu uma loja em uma garagem na Alameda Itu, nos Jardins. De lá, foi para um espaço na Alameda Gabriel Monteiro da Silva e, em 2005, inaugurou a loja Conceito na Rua Colômbia.
Como um bom case de sucessão familiar, a marca hoje tem Virgilio Castro Cunha, filho de Tania Bulhões, como CEO, e Daniela Bulhões, como diretora. Tania Bulhões é, inclusive, um dos destaque da capa da edição Forbes Mulheres de Sucesso de 2024.