As portas pivotantes estão na moda e caíram nas graças dos profissionais da construção e dos donos dos imóveis, pois são elegantes e modernas
A porta de entrada é a primeira impressão do design que pode ser encontrado dentro de um ambiente. A partir dela é possível traduzir muito sobre a decoração nos interiores e, em alguns casos, o bom gosto do proprietário do imóvel porque elas oferecem personalidade e segurança à propriedade.
Valorização do imóvel
“Uma porta de entrada é a peça de esquadria mais marcante de uma obra, ela vai dar um visual mais sofisticado à fachada, garantindo segurança e valorizando o imóvel”, explica Mauro Cezar, administrador da Madeira & Arte, empresa especializada em portas, esquadrias sob medida e diversos outros itens produzidos a partir da madeira para construção e decoração.
Modelos e materiais das portas pivotantes
No mercado, há uma infinidade de tipos de portas, com folhas duplas, integradas com painéis, de correr, entre outras. Fabricadas com uma grande variedade de matérias-primas, as portas podem ser compostas de madeira maciça, estruturadas e revestidas com MDF, com estrutura de aço revestida em madeira maciça, vidro, alumínio e outras.
Sob medida
Segundo Mauro, as portas pivotantes podem ser de tamanho específico ou exclusivo de acordo com o projeto. “Para que a porta seja feita sob medida é necessário que tenha um cálculo base, como por exemplo, para o tamanho do pivô que suporta a porta e para outros itens da composição da esquadria”, conta. Nesse modelo de porta, a folha gira em torno de um eixo vertical, o que confere economia de espaço. Seu funcionamento é similar ao da porta convencional, a diferença está no uso do pivô ao invés de dobradiças.
Instalação das portas pivotantes
As portas pivotantes combinam em qualquer ambiente e podem ser instaladas em locais variados. Antes de projetar, tenha em mente que o vão da porta deve ter no mínimo 90cm de largura e 2,10m de altura, os pivôs devem estar a uma distância de 10cm do batente para que sobrem pelo menos 80cm para a abertura da porta. “Desde a compra até a instalação é necessário o acompanhamento e a orientação de um profissional para evitar que a porta pivotante seja fixada de forma e em local inadequados”, finaliza Mauro.
Quem busca algo diferente, pode apostar nesse estilo de porta e, se existir espaço disponível, é preferível a aquisição de um modelo grande que destaque e valorize o empreendimento.