Pela primeira vez a Revista Habitare convida uma especialista para compartilhar as principais Tendências Globais para 2023 e 2024

Carolina Morais, bacharel em Negócios da Moda com especialização em Comunicação, Tendências e Cores, tem mais de 10 anos de experiência no mercado trabalhando com marcas globais nos segmentos automotivo, bens de consumo, fibras, embalagens, moda e decoração.

Com uma experiência internacional e foco na América Latina, liderou nos últimos anos pesquisa de tendências, cores e mercado na região, participando de workshops globais em Singapore, Estados Unidos e México.

No Brasil, Carolina foi convidada para participar de eventos como Ceará Design Week, Associação Brasileira de Embalagens, Color Marketing Group, Pró Cor Brasil, entre outros workshops de inovação e sustentabilidade.

Para compartilhar um pouco desse material, fomos entrevista-la.
Acompanhe nossa conversa:

H: Como especialistas conseguem identificar essas Tendências Globais?

CM: É um trabalho de muito estudo, pesquisa e costumo dizer inteligência colaborativa para alcançar um bom resultado. Existem diversas plataformas, sites e livros que podem nos orientar no início, mas o grande diferencial é a capacidade de desenvolver essa percepção de que algo esta por vir e trará mudanças na sociedade como um todo. Trabalhar com pesquisa de mercado e tendências é um exercício diário de observação e atenção a tudo e o tempo todo.

H: Qual a importância dessas tendências para o segmento de Arquitetura?

CM: As tendências vão dizer quais são as principais formas de consumo e o que os consumidores esperam das organizações. Nos últimos anos, percebemos uma grande movimentação em busca de um ambiente mais sustentável e trazendo essa conexão para dentro dos ambientes. Como exemplo, o Biophilic Design, que não é um conceito novo, mas passou a ser buscado cada vez mais após a pandemia com objetivo trazer a cura da natureza para a nossa casa, nosso trabalho e a nossa vida.

H: Existem estudos de tendências para mercados específicos?

CM: Sim, normalmente as grandes empresas apresentam estudos macro para o mercado como um todo, mas hoje trabalhamos também com projetos de co-criação específicos para cada segmento. São projetos de grande complexidade que tem como objetivo entender qual o mercado correto, como se posicionar, o que o consumidor busca e como ajudar as grandes marcas a destacar o seu produto em relação a concorrência.

H: Quais são as tendencias mais importantes para o nosso setor nos próximos anos?

CM: Sustentabilidade em primeiro lugar. Apesar que afirmo que a Sustentabilidade é uma necessidade e não uma tendência, mesmo assim precisamos estar atentos as movimentações, novos produtos e novas marcas, para alcançar esse desejo do consumidor.

Saímos do minimalismo e caminhamos em direção ao Maximalismo até mesmo devido ao crescimento do movimento “Creators Economy.”

Metaverso e Inteligência artificial permanecem em foco até mesmo pela possibilidade de crescimento do mercado de arquitetura dentro desse mundo digital.

Cidade Equilibrada, onde a população busca um ambiente mais receptivo, equitativo e sustentável para a prospecção das novas gerações em um futuro melhor.

Para saber mais sobre apresentação completa e conhecer mais sobre a parceria entre Carolina e a Revista Habitare, entre em contato com o nosso time – habitare@revistahabitare.com.br – e fique atento às principais mudanças que influenciará os consumidores nos próximos anos.

@carolinasmorais_