A criação de espaços integrados, permeáveis e dinâmicos foi a premissa deste projeto corporativo para a nova sede da BNP Paribas Cardif
O projeto foi desenvolvido e executado em três meses pelo escritório de design e arquitetura Arealis. Com 1200 m², a área da intervenção ocupa o 2º andar do Bloco B do Condomínio Edíficio Millenium, na rua Chedid Jafet em São Paulo.
Os espaços todos são organizados ao longo de uma “calçada interna” circular que segue o núcleo central do prédio, facilitando o fluxo tanto das pessoas como das informações, e promovendo os encontros casuais e as interações não planejadas.
A criação de espaços colaborativos e confluentes em vários pontos estratégicos da área favorece o trabalho em grupo e as reuniões rápidas. As lousas têm um tamanho generoso, para que ninguém deixe de desenvolver ideias.
Logo na entrada (uma recepção sem recepcionista), colaboradores, parceiros e visitantes são convidados a escolher um dos cinco acessos ao ambiente: na frente para entrar no showroom, nas laterais para acessar as mesas de trabalho, as salas de reunião, os espaços colaborativos, as salas individuais e as áreas de descompressão.
O showroom, é uma verdadeira vitrine da empresa: o espaço trapezoidal com TV Wall apresenta nichos retro-iluminados dentro dos quais são expostos e colocados a disposição tabletes, smartphones, impressoras 3D, monitores, etc. Uma pequena biblioteca oferecendo livros e folders contando a historia da Cardif vem estruturar o meio do espaço.
Uma sala de reunião com mesa redonda e um espaço de descompressão são de fácil acesso a partir do showroom, facilitando a passagem do visitante de um ambiente de trabalho para uma área descontraída e aconchegante. Próximos a recepção e ao showroom se encontra a sala de treinamento com mobiliário versátil.
A área de staff, um espaço aberto que favorece a integração e a colaboração, foi projetado de modo a aproveitar o máximo possível a iluminação natural, muito generosa no lugar. Dois espaços colaborativos foram implantados em um ponto estratégico, entre as mesas de trabalho e as salas dos diretores, fechadas para garantir a privacidade acústica, mas vidradas para facilitar as interações entre líderes e colaboradores.
Neste projeto arquitetônico confluente, reconfigurável e conectado, a fusão de padrões de comunicação digital com o espaço físico aumenta a probabilidade de interações que levam à inovação e produtividade.