A estante foi dividida em três partes para assumir as funções de buffet, guarda itens pessoais e rack de apoio ao bar
Localizado em Icaraí, bairro no município de Niterói (RJ), este apartamento relativamente novo foi comprado ainda na planta por uma funcionária pública do setor judiciário, passou um tempo vazio e depois foi ocupado provisoriamente pela filha e o genro. Com a chegada da aposentadoria, por volta dos 60 anos, a proprietária, que morava em uma casa grande, decidiu finalmente se mudar para o imóvel de 95m² em busca de uma vida mais prática, na companhia de sua mãe, Dona Mirandina, 80 anos.
Coube à designer de interiores Livia Amendola e o engenheiro civil Rômulo Campos, do Studio Livia Amendola, projetar um lar sob medida para mãe e filha iniciarem a nova fase na vida madura. “A cliente nos deixou à vontade para propor as mudanças necessárias. A única coisa que ela nos pediu foi evitar ao máximo fazer grandes alterações na planta do imóvel. Por isso, apenas removemos a porta balcão entre a sala e varanda para integrar os dois ambientes”, conta Rômulo.
O projeto segue o estilo contemporâneo, com releitura do clássico, que aparece nos acabamentos finos e leves, com toques de dourado e madeira natural. No que se refere à decoração, é tudo novo. A cliente entrou apenas com mala de roupas e alguns objetos pessoais e louçaria. “Nossas principais referências foram as construções e vielas de Veneza e seus terrazzos, com atmosfera clara e elegante, reforçada pelos tons de creme do mármore e dos calcários”, explica Livia.
Na área social, o grande destaque é, sem dúvida, a estante em dois blocos que se estende ao longo da parede principal e vai até a varanda. O móvel, que totaliza 7,35m de largura, foi projetado pelo Studio e executado em marcenaria, com acabamento em laca e melamina num tom entre cinza e bege. “A estante foi dividida em três partes. Na sala de jantar, ela tem função de buffet e conta ainda com vários nichos para expor adornos, livros, quadros e plantas. Já na área de estar, é repleta de gavetas para guardar itens pessoais, com um grande vão no meio para expor quadro. Quando chega na varanda, que foi integrada à sala após a reforma, a estante ganha função de rack e apoio de bar, com mini adega embutida”, detalha Rômulo.
Na cozinha, Livia e Rômulo ressaltam que usaram duas tonalidades do mesmo revestimento (da Portobello) em paredes distintas: de um lado, Gouache Flamant (em tom rosado); do outro lado, no balcão da pia, Gouache Nuage (na cor branca). “Amamos a ideia de trabalhar com o mesmo material em cores diferentes. Neste caso, o revestimento em porcelanato amadeirado na parede ao fundo da copa arrematou tudo, num equilíbrio perfeito”, finaliza Livia.
Autoria do projeto: Designer de interiores Livia Amendola e engenheiro civil Rômulo Campos, do Studio Livia Amendola – @studioliviaamendola
Produção Visual: @Estudio.Cabe