Design contemporâneo e funcional para estúdio de 50 m²: aconchego e praticidade para cliente internacional
O conceito que guiou o projeto deste estúdio de 50 m2 partiu de uma clara definição por parte da cliente: funcionalidade e contemporaneidade. Casada, mas sem pet ou filhos, ela mora na Suíça e fará deste apartamento sua base quando vier ao Brasil.
Para traduzir estes conceitos, a designer de interiores Anelisa Lopes, elegeu a bancada de refeições como ponto de partida para o projeto – feita em aço carbono, não tem sustentação na parte inferior e atua como um divisor de ambientes – a tonalidade que remete ao inox quebra a imensidão do azul que domina a área da cozinha. “Como ela mora há muitos anos na Europa e todo o processo – da apresentação do projeto até a entrega da obra – foi feito à distância, tive o cuidado de estudar soluções as quais eles estão familiarizados para serem aplicados aqui, como piso vinílico na cozinha, por exemplo”, explica.
Como contraponto para a paleta fria dedicada aos tons de azul e cinza, foi escolhido o mármore branco Paraná escovado na bancada, que aplica uma pitada de romantismo por suas nuances em cinza claro e nude, enquanto o vinílico aquece o espaço no tom da madeira. O living, que não foi integrado à varanda para que os clientes possam aproveitar a vista plena de um parque, também agrega outros elementos flutuantes, como a prateleira de aço carbono e o rack.
Na área íntima, o azul volta em um tom mais escuro no hall, enquanto o quarto define sua neutralidade e reflete a iluminação natural com cores claras. O guarda-roupa é embalado por duas grandes portas de correr em tela de alumínio expandido e figura como um elemento decorativo no ambiente. No banheiro, o acabamento grafite escovado revela o apelo moderno junto das linhas retas dos metais, acompanhando a proposta de todo o conjunto.
Anelisa Lopes – @anelisalopes