Com 42 m², apartamento estúdio estilo Garden é projetado com boa circulação e soluções para atender às necessidades da moradora

O desafio do escritório Fantato Nitoli Arquitetura foi projetar um ambiente que traduzisse a personalidade dinâmica da proprietária, uma estudante de 21 anos e solteira, que solicitou colocar todos os itens desejados em um espaço reduzido.

Sem tornar o estúdio um lugar pequeno e apertado, a estratégia do escritório de arquitetura foi encontrar soluções para a moradora, que necessitava de muito armazenamento, local para duas pessoas trabalharem e estudarem ao mesmo tempo, cama de casal, cooktop 04 bocas, local para refeições e receber os amigos.

Para compor todas estas solicitações, a integração total foi o resultado para criar um ambiente com boa circulação com soluções criativas. A primeira providência foi afastar um pouco a área do “quarto” do espaço da cozinha. Para isso, optou-se em colocar a cama bem no canto do layout do estúdio, encostada na parede.

A cama de casal, foi sobreposta em uma base de marcenaria, com um gavetão e um basculante abaixo, para ganho de armazenamento e um baú na frente que serve como “degrau” de acesso para a cama.

Este recurso colaborou na circulação, por deixar o ambiente maior e para otimizar o espaço, a mesa de cabeceira foi transformada em também em uma bancada de home office, que segue com um banco para mesa de refeições, aproveitando a maior parede do estúdio e livrando o espaço central para circulação.

Esta parede foi revestida com um painel MDF de fora a fora na parede da cama, interligando todas as áreas (home office e mesa de refeições), formando uma única unidade. Armários superiores também de fora a fora nessa mesma parede, suprem a necessidade de muito armazenamento.

O banco que serve de apoio para a mesa de refeições ele é contínuo até o hall de entrada. Essa transição ocorre por meio de uma curva, para não prejudicar a circulação do corredor e não se tornar uma quina perigosa. O banco também é baú para armazenar objetos e na entrada o baú é uma sapateira. No hall há ainda ganchos para pendurar bolsas e casacos, além de um espelho.

Na frente da mesa de refeições, a Fantato Nitoli conseguiu aumentar a bancada da cozinha, criando uma península para o cooktop com 04 bocas, formando um “corredor” para acesso ao Garden.

Para a criação desta península em tão pouco espaço, a solução foi um complemento na bancada encostada na janela, criando um L. Isso possibilitou colocar o cooktop nessa área com uma coifa de ilha. Além disso, essa transformação ampliou a quantidade de armazenamento inferior. E, para não ocupar muito espaço no gabinete, foi optado por um forno/micro-ondas multifuncional. Um eletrodoméstico dois em um, que ajuda muito em espaços reduzidos. Por fim, para dar um charme e ser um local de armazenamento de fácil e rápido acesso, foi criada uma prateleira em serralheria ao lado da coifa.

No Garden foi possível colocar duas poltronas, carrinho bar, uma mesa com cadeiras e banco acomodando quatro pessoas confortavelmente, o espaço ficou funcional e aconchegante.

Por ser um apartamento em edifício escalonado em um empreendimento com várias plantas diferentes, a varanda do terceiro andar, onde está localizado o estúdio é descoberta. Para isso, a Fantato Nitoli instalou uma cobertura retrátil e envidraçamento, para que o espaço possa ser usufruído em qualquer clima.

Fantato Nitoli Arquitetura – www.fantatonitoli.com.br@fantatonitoli.arq