O projeto do novo lar em Miami, de frente para a praia Sunny Isles, coube à designer de interiores Daniela Saliba
Quando ainda morava em São Paulo, um casal entre 50 e 60 anos, com dois filhos (apenas o de 14 anos mora com eles), conheceu, através do Instagram, o trabalho da designer de Interiores Daniela Saliba (com escritório em Miami há 23 anos) e mandou mensagem por lá dizendo que tinham planos de se mudar para a cidade dela em um ano e contratá-la assim que fechassem a compra do novo apartamento. “Exatamente um ano depois, eles me procuraram, já com este imóvel de 260m2 comprado, no alto do Edifício Ritz Carlton, com uma vista panorâmica da praia Sunny Isles”, relata a designer. “Em nossa primeira reunião, eles pediram um lar confortável e despojado, mantendo a cozinha integrada à sala para receberem os amigos, além de um escritório, local para os treinos de bicicleta do marido, que é triatleta, e para o simulador de corridas do filho”, acrescenta ela.
O partido do projeto foi então manter a área íntima isolada e integrar ao máximo as salas com a cozinha, o escritório, a varanda e a área de treino de bike do cliente. “Por ser um imóvel novo, fizemos pouca reforma e investimos mais na iluminação, nos acabamentos, na marcenaria e na troca do piso. Já os móveis são quase todos novos, enquanto muitos objetos de recordação, algumas obras de arte e uma cadeira de balanço de valor afetivo, que pertencia ao pai do cliente, foram trazidos de São Paulo”, informa. A única modificação na planta do imóvel foi ampliação do closet da suíte máster e, para isso, a designer “roubou” espaço do banheiro do casal ao lado, eliminando a banheira existente.
A base do décor – que segue um estilo contemporâneo casual – partiu de uma paleta de cores em tons de cinza, areia e esverdeados, extraída do mostruário de uma marca francesa que os clientes apresentaram como referência. A designer especificou o mesmo piso em todo o apartamento e projetou marcenarias para as salas e o hall de entrada (em madeira natural white oak, combinada com laca verde), o quarto filho e o banheiro do casal. Como a parede da sala onde fica a TV tinha muitas portas, ela removeu os batentes e pintou tudo da mesma cor (num tom de cinza puxando para o bege), inclusive o rodapé, com a intenção de mimetiza-las. Outro destaque do projeto é a escultura-mandala instalada no hall de entrada, feita com 34 raquetes de tênis aposentadas do marido, e a composição de 35 pequenos quadros na parede entre a cozinha e o escritório, com 35 retratos de familiares, tipo 3×4. “Os clientes vão acrescentando novos quadros quando nasce um bebê ou quando alguém se casa”, conta Saliba. Já a varanda foi planejada para ser versátil, permitindo mudar facilmente o layout dos móveis de acordo com a ocasião – admirar a vista, ler um livro ou reunir os amigos.
Entre as peças de design assinado, na área social, Daniela Saliba elenca a poltrona Mad assinada por Jader Almeida, o sofá modular da italiana Minotti, o pufe de formato cilíndrico assinado por Nani Marquina, a poltrona Vala (giratória, reclinável, com base fixa) assinada por Hlynur Atlason, as cadeiras de jantar Hoffman assinadas por Josef Hoffman, as banquetas altas Tractor assinadas por Craig Bassam, a luminária de mesa Soft Glow assinada por Jasper Morrison, a luminária de mesa Belle Soiree assinada por Michele De Lucchi e o tapete da Minori Casa. Já no quarto de casal, Saliba destaca a mesa lateral Platner assinada por Warren Platner, as poltronas giratórias Lina assinadas por Hlynur Atlason e a cama de casal Vella assinada por Michele Di Fonso. No lavabo, o conjunto de quatro espelhos com orgânicos levam a assinatura de Tomas Graeff.
Entre as principais obras de arte, vale mencionar o quadro ao lado da porta de entrada (da artista Cristina Canale), a escultura de parede acima da cabeceira da cama (do artista Hilal Sami Hilal) e quadro acima da cadeira de balanço (da artista Zira Galvis).
“Nosso maior desafio neste projeto foi fazer caber no novo lar os muitos objetos de recordação que os clientes trouxeram das duas casas que eles tinham em São Paulo e foram desmontadas ao mesmo tempo”, conclui Saliba.
Daniela Saliba Studio – @danielasaliba_studio