Inspiração quem sonha em ter uma casa incrível para os dias de folga, ou mesmo para aqueles que querem um refúgio no campo
Diversão nas férias não é apenas sinônimo de casa de praia… uma prova disso é esta residência de 436m², localizada na cidade de Atibaia, interior paulista. Para a criação desse refúgio, o arquiteto Bruno Moraes, do escritório Bruno Moraes Arquitetura, responsável pelo projeto de interiores e de decoração, priorizou os pedidos do casal de moradores, tais como espaços generosos, integrados, bem iluminados e, sobretudo, confortáveis para receber a família e os amigos. Portanto, para quem sonha em ter um espaço incrível para os dias de folga, ou mesmo para aqueles que, definitivamente, querem se mudar para o campo e trabalhar via home-office, que tal buscar inspirações nesse projeto?
“Tudo foi pensado com muito carinho e cuidado. O projeto da casa durou 5 meses, enquanto que a obra propriamente dita teve um ano de duração, mas valeu a pena”, lembra Bruno. Para o melhor aproveitamento, a casa é dividida em dois grandes blocos – o primeiro concentra a área social e os quartos, enquanto que o outro reúne a área de lazer e o home office – unidos por grande eixo vertical de pé-direito duplo de 6m, onde estão a escada e o grande pano de vidro.
O sobrado conta com dois andares, onde a ala social e a área de lazer ficam concentradas no térreo, enquanto que as suítes e o home office ganharam vistas privilegiadas no pavimento superior. A piscina ocupa a face norte do terreno, a mais ensolarada. E, para quem conhece o interior de SP, sabe que é uma região de bastante calor. Para completar, a casa também conta com soluções sustentáveis como o aquecimento solar de água e o uso de energia fotovoltaica.
O eixo central da casa tem pé-direito duplo de 6m, que revela a imponente porta de entrada pivotante com pórtico de madeira de demolição. Ao mesmo tempo em que o grande pano de vidro fixo deixa passar a luminosidade, a cortina de tecido, acionada por controle remoto, deixa o hall de entrada mais preservado. Para demarcar os degraus de porcelanato, foram usados balizadores de alumínio anodizado preto.
Um dos principais destaques da casa, a área de lazer possui conexãomáxima entre os espaços internos e externos. Apresenta uma sala de jogos com bar, varanda com cobertura metálica e fechamento de vidro, área de convivência, deck, paisagismo com diversas espécies, além de chuveiro externo.
A piscina, que é feita de concreto armado e de revestimento cerâmico, conta com diferentes profundidades, criando uma espécie de prainha, onde os moradores posicionam as espreguiçadeiras e podem molhar os pés sentados nos degraus. Na borda foram utilizadas placas cimentícias atérmicas, contornadas por um porcelanato amadeirado. A treliça de madeira na área externa é capaz de aumentar a altura do muro lateral e resultar em privacidade.
Muito curtida pelo casal de moradores, a sala de estar também funciona como home theater. O espaço tem ligação com a cozinha e a sala de jantar, além de apresentar janelões que realizam a conexão com a área externa, trazendo a natureza para dentro de casa. Na parede da TV, com nichos laterais de marcenaria, foi criada uma lareira emoldurada por uma estrutura de chapa cimentícia e revestida de porcelanato. Para que a lareira ficasse nesse local foram tomados alguns cuidados importantes. A caixa da lareira foi feita de tijolos refratários, que não deixam passar o calor para a tela. Também houve o afastamento entre a TV e a superfície por onde sai o calor da lareira.
A cozinha fica conectada à sala de jantar. O desenho do pórtico de madeira ripada foi feito para demarcar o espaço e, ao mesmo, trazer uma gostosa sensação de ‘abraçar’ quem está por ali. Para a bancada ilha foi criado um bloco de alvenaria revestido com a marcenaria, e para o tampo foi utilizado o quartzo branco, mesmo material que também compõe a mesa para refeições rápidas. A distribuição em triângulo, entre a pia, o fogão e a geladeira, evita muitos passos na hora de preparar a comida. Aqui, foi criada uma torre quente de marcenaria, com a inclusão de forno e micro-ondas. Por fim, há as prateleiras de serralheria, nichos laterais e muitas bancadas disponíveis – em que os moradores apoiam os eletrodomésticos e os itens mais usados.
A área íntima está localizada no segundo pavimento, com três suítes e um home office. Do terraço é possível ver a incrível vista de toda a natureza da região. No quarto do casal, o mix de materiais revela um pouco do estilo rústico e bucólico do campo. Sobre o piso vinílico madeirado, foi utilizado um grande tapete de algodão, que ocupa quase o ambiente todo. Em companhia da parede com painel de madeira ripada, a aposta foi por uma cabeceira de porcelanato que imita pedra natural e em pequenas mesas laterais suspensas de madeira. Na suíte, a banheira de hidromassagem separada da área do box, permite que marido e mulher possam usufruir do poder relaxante do banho simultaneamente.
Bruno Moraes Arquitetura – www.brunomoraesarquitetura.com.br – @brunomoraesarquitetura