Explorar a criatividade nas cozinhas é uma forma de trazer mais personalidade no décor e aumentar o bem-estar dos moradores
A cozinha é o coração do lar, ambiente super importante na rotina da família, é nela que muitos momentos acontecem. Explorar a criatividade nestes ambientes é uma forma de trazer mais personalidade no décor e aumentar o bem-estar dos moradores. Existem diferentes formas de colocar a cor ou de trazer nova tendências para dentro das cozinhas. Por isso, selecionamos seis projetos para você se inspirar e abusar da criatividade.
Nesse projeto, o grande destaque são as formas orgânicas da marcenaria. A cozinha da Todeschini recebeu uma grande ilha arredondada para trazer um estilo único ao espaço, junto ao ripado da estrutura. As portas de vidro da cristaleira proporcionam ainda mais sofisticação ao ambiente. Outro ponto forte do projeto foi a composição do padrão amadeirado com a laca cinza no armário principal da cozinha, todos os acabamentos estão disponíveis na Todeschini Água Verde.
A dualidade feminina foi o fio condutor para este projeto desenvolvido pela Vintho Arquitetura. Muita cor e personalidade marcam o espaço, que busca expressar a força e a delicadeza das mulheres. O padrão de MDF, Amazônia, da Sudati, surge no mobiliário planejado trazendo vida ao espaço juntamente com o mural no teto, que é um dos destaques do ambiente. Pintada à mão por artistas brasileiras, a obra é inspirada no famoso livro de Clarissa Pinkola Estés, “Mulheres que correm com os lobos”. As cores usadas na marcenaria foram a moldura de toda cozinha, criando a união entre os elementos do décor.
Nesse apartamento de praia projetado pela arquiteta Alessandra Gandolfi, a cozinha trouxe o mar para dentro de casa. A sobriedade dos tons neutros divide espaço com um volume em laca azul no armário da cozinha, proporcionando uma conexão maior com a natureza ao ambiente. Os outros armários contam com a laca bege no acabamento da marcenaria, essa escolha foi inspirada na cor da areia da praia.
Nesse projeto assinado pelo escritório Meister e Polese, as profissionais mostraram que é possível ousar nos tons preto e branco. Nessa cozinha integrada de estilo contemporâneo, foi desenvolvida uma parede de giz para trazer mais aconchego com um toque descontraído ao espaço. O projeto explorou as tendências do mobiliário italiano, que trazem conforto, elegância e o minimalismo como essência.
Para quem ama uma marcenaria com cor, esse projeto, assinado pela arquiteta Carolina Kist, é um ótimo exemplo. A cozinha traz o contraste da Laca Branca Acetinada com o MDF Verde Real, da Gava Ambientes. Para ousar com a cor verde, a profissional desenvolveu um fundo neutro com os revestimentos claros, o destaque vai para as paredes revestidas em mármore, o que tornou o espaço ainda mais sofisticado. Outro ponto forte do projeto são as portas da cristaleira em vidro reflecta bronze, que proporciona mais personalidade em todo o espaço.
O principal destaque deste projeto residencial foi a reforma da cozinha. As arquitetas Roberta Jiraschek e Daniela Niederauer, do Sum Architecture, sentiram a necessidade de integrar os espaços. Para tanto, implantaram um elemento central: uma ilha que integra a cozinha a sala de jantar, além de conectar os demais espaços da casa. A solução recebeu o revestimento em mármore branco, oferecendo uma conexão visual entre os dois ambientes.