Casa na praia com projeto do Raiz Arquitetura aposta no uso de vidro para melhor integração e incidência de luz natural

O projeto para a Casa LIU, localizada na praia de Riviera de São Lourenço, litoral paulista, foi constituída com a presença de um elemento arquitetônico imponente em sua face frontal e que pudesse avistar todos os ambientes, como o lazer e mata nativa nos fundos, desde a entrada. O projeto é assinado pelo escritório Raiz Arquitetura, dos arquitetos e sócios Alexandre Ferraz e Elias Souza, que têm em seu portfólio diversas casas de alto padrão no litoral e interior paulista.

Traçada em um eixo longitudinal sul-norte com um grande vão livre e pé direito alto, a casa contou com a instalação de uma empena vertical na face oeste, bloqueando a incidência do sol. Desta forma, desenvolvemos todo o social da casa de forma integrada com o Lounge e espaço gourmet na área externa. Este bloco, ao fazer margem com o recuo frontal da casa, permitiu a implantação do programa de lazer ao fundo do lote.

Para acomodar a família, a casa de veraneio ganhou uma suíte para idoso no térreo, quatro suítes convencionais e uma master no andar superior. Os ambientes de home e cozinha podem funcionar tanto isoladamente como também de forma integrada com o social da casa através de painéis deslizantes.

Ao fundo, o caixilho em vidro da área de jantar também permite a transformação desse espaço em um único ambiente com lounge externo e o gourmet. Todas as aberturas foram pensadas em função da iluminação, insolação e ventilação cruzada nos interiores da residência, possibilitando melhor conforto ambiental e temperatura agradável em dias quentes.

O paisagismo da Casa LIU não só funciona como uma moldura para os elementos construídos, como também ajuda a constituir e integrar os ambientes, rompendo os limites das vedações e se tornando um único espaço. Os jardins verticais da residência estão contemplados com irrigação automatizada através de timer onde recebem a dosagem certa de água durante o dia, minimizando o consumo de água. 

A iluminação da casa buscou valorizar a volumetria e os ambientes. De forma geral, adotou-se um partido com sancas e luminárias de uso geral discretas, privilegiando a funcionalidade da iluminação, com intensidade adequada a cada uso e destaques pontuais.

Arquitetura: Raiz Arquitetura – www.raizarquitetura.com.br@raiz_arquitetura

Arquitetura de interiores:  Raiz Arquitetura e Arquiteia (www.arquiteia.com.br)