Todo o conceito de Milka é oferecer uma saudável experiência, combinando a tradição eslovena com conforto moderno no nível mais alto

No coração dos Alpes Julianos, Eslovênia, a famosa pousada Milka ganhou uma nova vida. Todo o projeto se estende por 4 andares. O restaurante ocupa o piso térreo juntamente com o terraço exterior, oferecendo vistas deslumbrantes sobre o lago alpino Jasna e o Alpes Julianos, na cidade Ljubljana. Recepção, uma suíte e sauna privativa ocupam o porão. 6 quartos elegantemente equipados em duas categorias ocupam os outros andares.

Todo o conceito de Milka é oferecer uma saudável experiência, combinando a tradição eslovena com conforto moderno no nível mais alto. A arquitetura e o interior são complementado com a atenção ao detalhe que inclui um requintado restaurante, conjunto de cerâmica sob medida criado para Milka por artesãos locais, material impresso sob medida, cosméticos orgânicos em recipientes sem plástico, para citar apenas alguns. O fio que conecta tudo é tirado do próprio lago. Ambientes montanhosos, verdes e arborizados ditam o uso de cores. A base das abordagens arquitetônicas foi o uso de materiais de qualidade e duradouros, provenientes de produtos locais, tradicionais da Eslovênia – madeira, metal, pedra – oferecendo uma experiência tátil e rica em cada passo do caminho.

Milka agora oferece 6 novos quartos, com características únicas. As limitações de construção pediram espaços menores, porém a utilização de tons claros e neutros, materiais e luz natural dão a impressão de grandeza. Têxteis como o veludo dão aquele toque extra macio com suas diferentes texturas. Tapetes e tecidos alternativos, bem como peças de mobiliário oferecem uma estrutura variada, suavizando ainda mais o espaço.

Um dos principais objetivos era conectar todas as salas com a natureza deslumbrante e oferecer a vista do incrível cenário alpino de Milka. O interior, no entanto, usa o paleta de cores em tons que mudam ao longo das estações, que vão dos tons azulados e verdes do lago e da montanhas circundantes no verão para tons mais quentes de amarelo e mostarda das folhas do outono e os tons de cinza do local calcário.

A madeira e a pedra são representadas como materiais de referência do exterior e também do interior do hotel. Queimados e escovados à mão, os painéis de lariço criam a fachada escura típica da região de Gorenjska, sem a aplicação de cores ou matrizes. Isto continua no interior através de vidraças e paineís de teto, que enfeitam a sala de jantar. A técnica tradicional da queima de madeira a das agressões ambientais, mofo e água, e também enfatiza a textura natural da madeira.

Painéis de carvalho adicionam textura rústica ao piso dos quartos e a sala de jantar enquanto os painéis verticais a conectam ao resto o hotel. Além disso, a colocação de tocos de árvores em todo o hotel pode ser combinada de várias maneiras (mesa de cabeceira, carrinho de cosméticos, uma prateleira para sais de banho etc).

A pedra também é usada em todas as áreas, como piso azulejo, como pedestal para a banheira, e na recepção assume a forma de um monolito, ou funciona como uma ênfase para outras peças de mobiliário. Outro exemplo é a incorporação do alicerce que se destaca no Rock Suite, que também é calcário. Uma homenagem especial a esta rocha é feita através da representação da parede norte da sala de jantar de Milka. Os painéis de calcário atuam como contrapeso para a visão do montanhas ao sul e são a principal ênfase da sala.

Hotel Milka – www.hotelmilka.si@hotelmilka
Projeto Arquitetônico e Interiores: Gartner Lifecycle Architecture – www.gartner-a.com@gartner_arch