Envolto em colunas de madeira, Icaro Hotel emoldura as Montanhas Dolomitas, misturando arte, design e arquitetura em paisagens alpinas

No sopé das Montanhas Dolomitas e aninhado em uma teia de pistas de esqui e trilhas para caminhadas, o MoDusArchitects renovou o Icaro Hotel como um volume estereométrico em madeira que adiciona silenciosamente um novo fragmento ao patrimônio construído da arquitetura de hospitalidade desta área protegida única.

Posicionado no planalto Alpe di Siusi (Seiser Alm), a 1.900 metros acima do nível do mar e situado nas Dolomitas do Tirol do Sul (Itália), Patrimônio Mundial da UNESCO, as origens humildes do hotel remontam a um simples chalé de montanha da década de 1930. Neta do fundador do lodge original Icaro, Angelika Sattler contratou a MoDusArchitects para reformar a estrutura e reimaginar sua identidade. As várias intervenções incluem uma extensão do estacionamento subterrâneo, os aposentos separados dos funcionários, a adição de um quarto de hóspedes, a reorganização de todos os espaços comuns, incluindo a área da piscina, e a gigantesca colunata de madeira ao longo da fachada principal que intercepta a montanha de tirar o fôlego.

Na planta, a nova adição espelha a ala oeste existente ao longo do eixo da loja original para forjar uma simetria de partes para todo o relacionamento. Do lado de fora, a espessa pele de lariço com dentes de serra, juntamente com o grande telhado de madeira inclinada e as colunas de madeira, constituem um sistema de ordenação que engloba a miríade de modificações passadas em um corpo arquitetônico coeso.

Ao nível do solo, uma passagem claramente definida desvenda uma sucessão de áreas comuns: entrada, recepção, loja, lounge, bar e refeitório, todos participam da troca colorida entre convidados, visitantes, entusiastas do ar livre e o Família Satler. A convergência eclética de materiais, texturas e elementos de móveis fixos se unem e reescrevem a memória coletiva dos espaços interiores alpinos tradicionais. Enquanto as paredes da sala de jantar forradas de madeira, os assentos de banqueta evocam a hospitalidade de interiores de lodges há muito estabelecidos, o mármore monolítico e cinza-escuro da mesa do buffet e do balcão do bar ancoram os momentos decisivos do deleite gastronômico no centro desse continuum espacial.

Da mesma forma, os caixotões característicos do toco de madeira alpina (a tradicional sala de estar da casa de fazenda aquecida por fogão) são revisitados com uma superfície envolvente de painéis de feltro acústico divididos por perfis de moldagem amarelos entalhados e cruzados. Em conjunto com os painéis superiores, a textura trançada do piso de tábuas de carvalho entrelaça os ângulos espelhados da pegada do hotel em um sutil tête-à-tête entre o antigo e o novo.

Embutidos nos interiores do hotel estão histórias, heranças de família e uma celebração de empreendimentos artísticos contemporâneos e know-how artesanal. A recepção, a loja e a sala de estar são projetadas como um lambris de altura total e espesso de painéis de carvalho e recessos azuis profundos que coletam uma gama díspar de assuntos, como um gabinete de curiosidades. A justaposição de pessoas, animais, livros, arte, objetos e apetrechos de hospitalidade exploram a alteridade folclórica da cultura local. Neste espírito de coleção e exibição, e por ocasião da reabertura, o Icaro Hotel lançou uma nova série de exposições com curadoria do artista Hubert Kostner (cuja casa-atelier também foi projetada por MoDusArchitects) em que os autores são convidados a apresentar seus trabalho para os convidados internacionais.

No nível inferior, uma área totalmente reconfigurada para acomodar uma nova piscina em ligação direta com os espaços exteriores. Os numerosos suportes estruturais existentes a este nível arregimentam-se numa robusta procissão de colunas de azulejos que transformam um espaço outrora comprometido num espaço de tranquilidade. Entre a sauna e a nova piscina, uma parte do spa é redesenhada para proporcionar mais privacidade com uma parede de concreto revestida nas molduras reconhecíveis de perfis de madeira que apresentam inserções de cera derretida “chorando” – uma instalação artística de Hubert Kostner em uma interpretação da história mitológica de Ícaro.

Um lugar eclético e animado, o Icaro Hotel é uma alquimia de arquitetura contemporânea, design, hospitalidade, tradição, arte, artesanato e patrimônio. Cada espaço é moldado para trazer à tona toda a bondade e imaginação que vem de uma viagem e para reforçar a sensação de descoberta e liberdade que as paisagens alpinas transmitem.

www.modusarchitects.com@modus.architects

www.hotelicaro.com@icaro_hotel