Palacete centenário é transformado em importante espaço cultural, o Instituto Artium, onde o público pode ter acesso a exposições de artes plásticas e cursos gratuitos

Construído para ser a residência do primeiro cônsul da Suécia, em 1921, o palacete histórico localizado na Rua Piauí, 874, no tradicional bairro de Higienópolis, em São Paulo, abriga agora o Instituto Artium, importante espaço cultural que contempla exibição de exposições de artes plásticas e cursos gratuitos.

Até o dia 27 de fevereiro de 2022, o público poderá visitar a primeira individual de Felice Varini no Brasil. São quatro obras inéditas, concebidas especialmente para a arquitetura do Instituto Artium. O trabalho do artista suíço radicado em Paris provoca questionamentos sobre a realidade e a ficção do espaço arquitetônico, fazendo com que o público seja ator da própria experiência.

O Instituto Artium tem se firmado como a mais nova atração para turismo cultural na cidade de São Paulo, ocupando um palacete centenário na Rua Piauí, no bairro Higienópolis, tombado pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo) e reconhecido como patrimônio histórico, como 1.700m² de arquitetura eclética, construída no estilo Luís XVI modernizado.

O imóvel foi construído para ser a residência do primeiro cônsul da Suécia em São Paulo, em 1921, passou por duas das grandes famílias paulistas de barões do café e foi propriedade do Império do Japão por 67 anos (de 1940 a 2007). A residência foi fechada durante a Segunda Guerra Mundial e, em 1970, como testemunho da história do Brasil de então, o cônsul-geral do Japão foi sequestrado quando chegava ao local.

O imóvel foi construído para ser a residência do primeiro cônsul da Suécia em São Paulo, em 1921, passou por duas das grandes famílias paulistas de barões do café e foi propriedade do Império do Japão por 67 anos (de 1940 a 2007). A residência foi fechada durante a Segunda Guerra Mundial e, em 1970, como testemunho da história do Brasil de então, o cônsul-geral do Japão foi sequestrado quando chegava ao local.

Degradado desde 1980, o espaço foi assumido pelo Instituto Artium em 2019. Seu presidente, o empresário Carlos Cavalcanti, conta que uma das missões foi executar um minucioso trabalho de restauro visando à manutenção e à recuperação do patrimônio histórico do Palacete Stahl, revitalizando jardins, fortemente marcados pela cultura japonesa, sua fachada, em estilo francês, e recuperando elementos ornamentais e decorativos da arquitetura da época de sua construção. A entidade cultural sem fins lucrativos cumpre ainda um plano de atividades que reúne projetos nas áreas da preservação de patrimônio imaterial, preservação de patrimônio material, artes visuais e artes cênicas.

Felice Varini

Suíço de nascimento e radicado em Paris, Felice Varini destacou-se ao longo de sua trajetória pelo domínio da delicada e fina técnica da anamorfose, a arte de criar a ilusão de uma forma geométrica sobreposta a um objeto tridimensional.

Entre as muitas realizações no espaço público, destacam-se as de Mazan L’Abbaye, na França, em 2017; a vila suíça de Vercorin, em 2009; a Universidade de Nagoya, no Japão, em 2008; e a comuna francesa Saint-Nazaire. Na Bienal do Estuário, apresentou a obra 3 elipses para 3 eclusas, encomendada para a barragem da Baía de Cardiff, nas edições de 2007 e 2009.

Em 2009, participou do Niigata Water and Land Art Festival, no Japão, e da Bienal de Cingapura em 2008. A Casa Vermelha / Fundação Antoine de Galbert dedicou-lhe uma exposição em 2007, assim como o Osaka Art Kaleidoscope e o Antoine Museum. Também produziu obras na Orangerie do Palácio de Versalhes em 2006. No mesmo ano, como parte da Magenta éphémères, apresentou a obra Sete direitos para cinco triângulos – este trabalho foi apresentado pela primeira vez na Place de l’Odéon em 2003 como parte da operação Nuit Blanche e adquirida pela cidade de Paris.

Instituto Artium & Artes Visuais

Endereço: Rua Piauí, 874 – Higienópolis, São Paulo – SP – Brasil – 01241-000

Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 18h.

Entrada gratuita 

Exposição com obras de Felice Varini: até 27 de fevereiro de 2022

Apresentada por Ministério do Turismo e Comgás.

Agendamento online pelo site https://www.eventim.com.br