Estilo de decoração Japandi – formas simples, cores claras e materiais naturais – reforça a importância da casa na vida de seus moradores
A união da filosofia japonesa Wabi-Sabi com o conceito nórdico Hygge resultou em uma das tendências que estão em alta no décor: o Japandi. Em suma, o estilo chama a atenção pela simplicidade de formas e linhas, predominância de cores claras e uso de materiais naturais rústicos, características que têm inspirado alguns profissionais do setor quando a intenção é garantir conforto e delicadeza em projetos de design. “São leituras que se somam e acho até complicado dizer onde uma começa e onde a outra termina, pois acredito que se complementam de uma forma tão sutil, mas, inspiradora e marcante ao mesmo tempo”, pontua o arquiteto Bruno Gap.
Dessa maneira, pode-se destacar que a palavra de ordem é simplicidade. No caso do Hygge – ainda sem tradução para o português, mas que remete ao que pode trazer paz, felicidade e bem-estar –, a ausência de objetos insere o morador nesse clima de tranquilidade e aconchego, principalmente nos espaços onde os objetos com valor sentimental se destacam. Já no que diz respeito à Wabi-Sabi, uma filosofia oposta à ostentação e opulência, que representa a beleza, a estética do imperfeito e o contato com a natureza, os pilares estão na simplicidade das linhas e formas e dos tons leves, pastel em sua maioria.
Se você é do time que, agora, quer agregar o estilo à sua decoração, Bruno recomenda o uso de “tons neutros, sempre! O preto e o marrom escuro acinzentado caem muito bem para criar pontos de contraste. Aposte em uma cor neutra e clareie ou escureça essa cor, isso cria profundidade, pontos focais e deixa o ambiente muito mais interessante, porque ninguém quer um ambiente chapado ou lavado. As formas e a luz também garantem essa impressão: misture elementos limpos e retos e de repente coloque uma peça mais orgânica. O inesperado cria aquele famoso efeito ‘uau’”.
Dicas do arquiteto Bruno Gap – www.brunogap.com – @brunogap_arquitetura