La Casona Gastronomia foi uma participação especial da Vinícola Matetic para a revista habitare. Acompanhe a receita e as sugestões do vinho
A vinícola Matetic, localizada a 120 km de Santiago, no Chile, é o local ideal para quem já gosta ou está começando a se interessar pelo enoturismo. Além da produção de sete diferentes tipos de vinhos de alta qualidade – os tintos Pinot Noir, Syrah, Carmenere e WinemakersBlend, os brancos Chardonnay, Riesling, Sauvignon Blanc, Sauvignon Blanc Coastal e Gewürztraminer -, há ainda hospedagem requintada no Hotel La Casona.
Conta ainda com o Restaurante Equilíbrio, ou La Casona Gastronomia, atualmente em remodelação, onde são servidos deliciosos pratos, e uma loja e wine bar “El Emporio”, onde são encontrados os vinhos da Matetic, produtos de lã, entre outros, piscina, heliponto e pista de aterrissagem de avião.
Especialmente para a Revista Habitare, o chef Francisco Guzmán, responsável pela La Casona Gastronomia, produziu estas receitas, devidamente harmonizadas com vinhos Matetic.
Tiradito de atum com molho tártaro de vieiras
Ingredientes
- 100g de atum
- 60g de vieiras
- ½ abacate
- Coentro a gosto
- 1 limão suculento
- Azeite de oliva
- Sal
- ½ tomate sem sementes e sem pele
- Brotos para guarnecer
Modo de Preparo
- Tempere o atum com bastante sal e, em seguida, doure-o com a ajuda de um maçarico;
- Corte bem fino as vieiras, o abacate, o tomate e o coentro e em seguida acrescente o limão e o azeite de oliva;
- Corte o atum em lâminas finas e coloque-as ordenadamente em um prato, acrescente azeite de oliva e o limão restante. Cubra apenas o centro com molho tártaro de vieiras. Coloque uma pitada a mais de sal e decore com brotos variados.
Harmonização com Matetic EQ Coastal
As uvas para este EQ Coastal Sauvignon Blanc são provenientes do Valle Hermoso, a apenas 13 km do Oceano Pacífico, plantadas em suaves encostas onde recebem uma influência direta do clima fresco costeiro. Tem uma cor amarela muito pálida, com tons de verde claro. Seu aroma é complexo e delicado, de frutas cítricas e tropicais, como manga, mamão e casca de limão com notas de ervas. Seu paladar exibe sabores de frutas concentradas, uma acidez fresca e salgada.Um vinho ideal para aperitivos, saladas de vegetais, peixes e frutos do mar.
Graduação alcoólica: 13,5% – Servir a 12ºC
Assado de tira crioulo com pappardelles ao creme de ají amarelo e parmesão
Ingredientes
- 600g de tira crioulo (tira de costela)
- 500ml de Syrah Matetic
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 ramo de aipo
- Azeite vegetal
- 1 porção de massa fresca tipo pappardelle
- ½ ají amarelo (pimenta)
- 2 champignons
- 100ml de creme de leite
- ½ cebola roxa
- 20g de parmesão ralado
- Azeite de oliva
- Sal e pimenta
Modo de Preparo
- Asse as tiras de costela cobertas de azeite vegetal por todos os lados, com meia cebola, alho, aipo, tomate e vinho, por três horas ou até que o osso se desprenda da carne;
- Para o creme de pimenta amarela (ají), doure a cebola roxa, acrescente o alho e a pimenta e cozinhe por três minutos. Em seguida, acrescente o creme de leite e leve ao fogo rapidamente;
- Cozinhe os pappardelles. À parte, salteie os champignons e acrescente o creme de pimenta. Assim que os papardelles estiverem cozidos, junte os champignons com o creme de pimenta e termine com azeite de oliva e parmesão ralado;
- Coloque a massa no centro de um prato e sobre esta o assado de tira regado com o suco da carne reduzido a ponto de molho.
Harmonização Matetic Corralillo Winemaker’s Blend
É composto por 24% de Cabernet Franc, 16% de Malbec e 60% de Syrah. De cor vermelha brilhante e intensa com tons violeta. O vinho abre com profundos aromas de frutas vermelhas, juntamente com cacau e especiarias. No paladar é médio a encorpado com taninos redondos e lisos. A mistura apresenta todas as características típicas de cada variedade: o Cabernet Franc proporciona estrutura e taninos ao vinho, o Malbec dá as notas florais, o Syrah adiciona especiarias e aromas de violeta e terra úmida. O Petit Verdot dá o toque final perfeito para a mistura. O resultado é um vinho complexo e duradouro com um carvalho bem integrado. É ideal para churrascos de carne vermelha, massas, alimentos picantes e queijo maduro.
Graduação alcoólica 14% – Servir a 18ºC
Panna cotta de espumante e mirtilo em sopa de frutas vermelhas e chardonnay
Ingredientes
- 125g de mirtilos moídos
- 60ml de espumante brut
- 350ml de creme de leite
- 40g de açúcar
- 12g de gelatina sem sabor
Para a sopa
- 120g de frutas vermelhas como: morangos, framboesas, salsaparrilha, amoras
- 50ml de chardonnay
- 30g de açúcar
- 10g de manteiga
- Folhas de hortelã-pimenta ou hortelã
Modo de Preparo
- Aqueça o creme de leite com os mirtilos moídos, açúcar e espumante, sem deixar ferver. Deixe em infusão por 10 minutos. Acrescente a gelatina hidratada e coloque em formas para cupcake ou qualquer uma de silicone. Refrigere por duas horas;
- Para a sopa fria, salteie as frutas vermelhas na manteiga por alguns minutos, apague o fogo e acrescente o açúcar e o chardonnay. Em seguida, bata no liquidificador até obter uma sopa suave. Passe por coador se for necessário;
- Para servir, coloque a sopa fria no centro do prato, a panna cotta no centro da sopa, acrescente o hortelã-pimenta picado fino e decore com frutas vermelhas frescas e flores comestíveis.
Harmonização com vinho Matetic Corralillo Chardonnay
As uvas são provenientes de vinhedos localizados no Vale do Rosário, área caracterizada por clima predominantemente marinho, que permite que as uvas lentamente amadureçam e desenvolvam sabores complexos, mantendo uma acidez natural agradável. De cor amarelo pálido, oferece atraentes aromas tropicais frescos de citrinos e flores com notas minerais. A acidez fresca e deliciosa da boca é equilibrada e delicada, mas com equilibrado paladar que termina com um final longo e persistente. É ideal para peixe, carne branca, paella, marisco cozido, receitas asiáticas, massas e sobremesa.
Graduação 14% – Servir a 12ºC