Reforma integra espaços e destaca luz natural com vista para o Corcovado.

Vida nova, casa renovada! Esse apartamento na Lagoa Rodrigo de Freitas passou por uma reforma geral em duas fases distintas: a primeira em 2008 e a segunda em 2023. Com uma área total de 245m², o lar foi projetado para um casal que agora aproveita a casa sem os três filhos, que já são adultos e moram fora.

A arquiteta Vivian Reimers foi a responsável pelo projeto que não só marcou uma nova fase para o casal de moradores, como também para sua carreira. “Esse projeto foi muito importante para mim, porque marcou o início de uma nova fase na minha vida, tanto pessoal como profissional. De volta ao Brasil após mais de uma década, o grande desafio no sentido profissional foi recomeçar num mercado que, até então, era desconhecido para mim”, conta Vivian.

Uma das principais preocupações dos moradores era criar um ambiente amplo e luminoso. Ao encontrar o apartamento, que estava desocupado por vários anos e mostrava sinais de deterioração, Vivian conseguiu ver seu potencial. Apesar de inicialmente escuro, especialmente nas áreas voltadas para a pedra da encosta da ladeira, ela percebeu a oportunidade de trazer mais luz natural para o ambiente.

Os cômodos da parte posterior do apartamento, incluindo a cozinha, copa e área de serviço, bem como a suíte principal, recebiam pouquíssima claridade. Para corrigir essa questão, algumas paredes foram retiradas, permitindo que a luz natural abundante que entra pela fachada frontal, atingisse uma maior quantidade de espaço interior.

“Foi essencial integrar as áreas da cozinha e da copa para maximizar a entrada de luz natural. Ampliamos os vãos das janelas posteriores ao máximo, possibilitando, assim, uma maior captação de luz natural. Isso também fez com que espécies nativas, como samambaias e costelas de adão, típicas da Mata Atlântica, enfeitassem e alegrassem o ambiente, atuando como um jardim vertical”, explica a arquiteta.

Uma das mudanças mais significativas foi a criação de uma suíte principal nos fundos, abrindo mão da suíte original com vista para a Lagoa. A nova suíte conta com dois banheiros para o casal e um closet. Essa parte do apartamento se tornou um refúgio tranquilo, isolado do ruído da cidade, com uma ampla janela com vista para um pequeno jardim interno. Os pássaros dessa região, de diversas espécies, proporcionam um despertar encantador a cada manhã.

O destaque do apartamento é a ampla sala de estar, com uma vista deslumbrante da Lagoa e do Corcovado ao fundo. Com a retirada das paredes, a sala passou a ter 90m² e abriga hoje, a sala de estar, de jantar e sala de tv. Além disso, o ambiente  foi revestido em mármore travertino romano, o que dá um toque de classe e sofisticação ao local. Espelhos foram utilizados estrategicamente para refletir a luz e aumentar a sensação de amplitude, além de proporcionar vistas diversas da paisagem mesmo para quem está de costas para a janela.

Vivian Reimers – @vroarquitetura