Estrutura metálica ganha espaço no mercado com uma série de vantagens com relação à madeira. O aço galvanizado existe em diferentes dimensões
Uma nova tecnologia, que cada vez mais vem ganhando espaço na construção civil. O telhado de aço consiste de um sistema de vigas, caibros e ripas feitos de perfis em aço galvanizado com diferentes dimensões.
“Em vez de ser soldado, o sistema é parafusado para dar sustentação às telhas da cobertura. Embora a madeira ainda seja o material mais utilizado para esse tipo de estrutura, o material metálico teve uma crescente demanda nos últimos anos, abrindo espaço para este mercado”, contou Carlos Thenorio, sócio-proprietário da Thenco, empresa que oferece uma grande variedade de soluções para a construção civil.
“A procura pelas estruturas de aço galvanizado para telhado, se dá pelas vantagens em relação à tradicional madeira. Além de ser bem mais resistente, o material é imune ao ataque de cupins e apresenta alta resistência contra intempéries, como chuvas ou ventos fortes com sucção. Outra grande vantagem é que o material não empena e não emana odores desagradáveis”, acrescentou Carlos.
Comercial, industrial ou residencial
As estruturas de telhado em aço galvanizado podem ser utilizadas em qualquer tipo de telhado. “A diferença é que existem estruturas para telhados sobre lajes, que são mais simples, seja ela comercial, industrial ou residencial. Seja um telhado ripado ou embutido. Toda estrutura é sustentada pela laje, sem a necessidade de um material muito robusto, de dimensões e espessuras maiores. Ele apenas deve suportar as cargas de peso próprio, ventos e cargas acidentais”.
No caso de um telhado sem laje, a estrutura deve ser autoportante, que se suportam de forma independente, dispensando o auxílio de outras estruturas. “Para isso existem sistemas construtivo de treliças, arcos, etc. A estrutura também pode ser sem laje, mas contar com estruturas auxiliares como vigas e pilares. Para cada uma das opções, devem ser feitos os cálculos para determinar o tipo de material a ser utilizado”.
“Com relação ao peso, algumas estruturas são até oito vezes mais leves que a de madeira, o que desmistifica a ideia de que o metal sobrecarregaria a laje. Com relação às dimensões, não há limitações. O que existem são sistemas construtivos diferentes para suportar as diversas dimensões de uma estrutura”.
Segundo Carlos, a montagem de uma estrutura metálica é bem mais rápida e toda a sobra de material pode ser reutilizada. “Com isso temos também uma obra muito mais limpa. Como o material é 100% reciclável, isso também colabora com a preservação das florestas nativas e o risco de incêndio é reduzido”.
Na instalação, a estrutura é toda parafusada entre si, com parafusos autobrocantes e chumbadas na laje, vigas ou pilares. Não é necessário nenhum tipo de preparo anterior.
Após instalação correta, o material galvanizado é feito para durar mais de 50 anos. Só necessitará de manutenção se a instalação não for correta. “Em um telhado, como um todo, o que acaba precisando de reparos e limpeza são as calhas, rufos, pingadeiras e telhas”.
“Quando executamos algum tipo de construção, seja residencial, comercial ou industrial, sempre pensamos em materiais que não exijam manutenções ao longo dos anos, mas que também não elevem muito o custo da edificação. A versatilidade, resistência e custo competitivo do material metálico em aço galvanizado é a melhor opção. A maior barreira desse mercado é cultural. As coberturas em madeira são usadas há muito tempo e substituí-las por material metálico não é fácil, apesar das inúmeras qualidades e comprovadas vantagens”.