Microapartamento de 25m² projetado pela arquiteta Carolina Gava para ser o primeiro lar de um publicitário carioca na capital paulista
Um publicitário, na faixa dos 40 anos, se mudou do Rio de Janeiro para São Paulo atraído por uma nova oportunidade de negócio e decidiu que sua primeira morada na capital paulista seria transitória. Logo surgiu a oportunidade de comprar este apartamento-estúdio de apenas 25m², no bairro Itaim Bibi, conhecido por oferecer boa qualidade de vida e segurança aos moradores, além de várias opções de lazer, especialmente restaurantes e bares. Em seguida, a arquiteta Carolina Gava foi chamada para renovar todo o espaço. “O cliente pediu um projeto jovial e prático e enfatizou que o lado estético não deveria comprometer sua funcionalidade”, conta ela.
Originalmente, portas de correr separavam a varanda – relativamente grande, considerando o tamanho do imóvel – do restante do apartamento. Com a reforma, a varanda foi fechada com vidro e as áreas interna e externa foram integradas, criando assim um espaço único mais amplo, fluido, leve e moderno, setorizado em dormitório, sala de estar, sala de jantar e cozinha, deixando apenas o banheiro separado. “Uma boa parte da varanda era ocupada pela área técnica do ar condicionado. Com a integração, projetei uma única marcenaria com nicho central para a geladeira, armários de uso geral e um nicho embutido para a condensadora do ar condicionado, em contato com o respiro da área externa”, informa a arquiteta.
No geral, o conceito do projeto buscou alinhar o perfil jovem e descolado do cliente com elegância. Por ser um apartamento projetado para atender a uma fase de vida, a arquiteta evitou gastos excessivos com obra, aproveitando ao máximo os elementos existentes. Na decoração, apostou em uma base neutra e pintou a parede da entrada de verde (tinta Verde Colegial, da Suvinil), criando assim um ponto de cor de grande impacto visual e baixo custo. “O tamanho do apartamento nos limitou na escolha dos móveis, pois precisávamos de itens compactos e confortáveis. Entre as opções do mercado, priorizamos peças funcionais e duráveis, com boa relação custo x benefício e características estéticas minimalistas”, diz Carolina.
Segundo a arquiteta, um dos destaques do projeto é, sem dúvida, o painel giratório da TV, que se tornou o coração do estúdio. Além de permitir que o morador veja tv de qualquer ponto do apartamento, esta solução também ajudou a setorizar os ambientes, sem criar uma grande barreira visual, deixando, inclusive, a vista livre.
Com a intenção de transmitir modernidade, com um toque criativo, foi adotada uma paleta cromática que incluiu grafite, verde, cru e amadeirado. Já no quesito materiais e acabamentos, pensando na praticidade, durabilidade e também na facilidade de venda futura do imóvel, o piso foi revestido com porcelanato cinza claro de grande formato (modelo York SGR, da Portinari) e os armários foram executados com MDF (ora no padrão Freijó e no padrão Grafite, ambos da Guararapes).
Arquiteta Carolina Gava – @carolinagavaarquitetura