Reforma de apartamento com integração de ambientes, décor moderno e um mix entre personalidade, praticidade e receber bem
Um apartamento clean, descontraído, repleto de personalidade, praticidade e sempre pronto para receber as visitas de braços abertos. Esse é o projeto que o arquiteto Renan Altera, do escritório Altera Arquitetura, preparou especialmente para um morador solteiro, na faixa de 40 anos, que adora receber convidados em casa, principalmente a sua família, que mora no interior de São Paulo, e o visita com frequência na capital paulista. Com 95m², o imóvel está localizado na região oeste da cidade e possui a estrutura necessária para que todos se sintam confortáveis e bem recepcionados.
Adquirido pelo proprietário ainda na fase de construção, o arquiteto iniciou o trabalho com a planta original e ainda no contrapiso. No layout original havia uma separação entre os ambientes principais como sala, cozinha e varanda. Assim, o processo de criação do projeto optou pela integração. Para aumentar a sensação de conexão e aconchego, a escolha foi pela colocação de um único piso em todo o apartamento. O porcelanato da Eliane, que simula o efeito e os veios da madeira, compôs com o mobiliário e facilita o processo de limpeza e manutenção.
Dessa forma, a sala de estar se tornou a grande protagonista do apartamento e, em razão de sua integração com varanda gourmet, sala de jantar e cozinha, o espaço de receber foi ampliado. No décor, elementos em cores e materiais mais neutros como branco, cinza, e a própria madeira. “Essa base neutra permitiu a inserção pontual de cores por meio das nossas escolhas de objetivos decorativos presentes em vários pontos do ambiente”, relata Renan.
Repleto de personalidade, o estar destaca uma parede de tijolinhos cimentícios brancos da Palimanan que, além de fáceis para instalar, também garantiram a base perfeita para os quadros abstratos e motivacionais, além do incrível letreiro, em neon colorido, da empresa New Light, em homenagem à bandeira LGBTQI+. Escolhidos pelo proprietário, os verbos: “Smile, Love, Talk, Drink, Shout, Eat, Kiss” – na tradução, “Sorria, Ame, Fale, Beba, Grite, Coma e Beije”.
Na integração entre sala de estar e varanda gourmet, a ideia foi incluir uma porta de vidro. Com uma estética harmoniosa e sutil, a decisão foi pautada com o objetivo de preservar o restante do imóvel, principalmente na ocorrência de eventos. Outra solução interessante foi a instalação de um grill, ao invés de uma churrasqueira, garantindo mais limpeza e praticidade.
A varanda ainda recebeu a mesa de jantar, com seis lugares, e uma pequena área de convivência com poltronas e uma adega. O armário, em madeira escura ripada, combinou com o tampo da bancada, evidenciando uma atmosfera sóbria e elegante.
Cozinha com Península
Na lista de desejos do morador também constava o sonho de uma península espaçosa, com direito a cuba, torneira gourmet e cooktop a gás. Sua posição foi muito oportuna, pois do lugar ele pode avistar os convidados na sala e ainda os reunir no entorno do balcão durante os eventos que realiza. O design da península se configura como mais um diferencial do apto: arredondada para quem olha de frente e, na parte interior, reta para facilitar os movimentos, garantindo personalidade e praticidade.
Quarto Principal
Para trazer maior conforto ao morador, o quarto principal foi projetado com suíte, closet e uma pequena varanda separada apenas por uma porta de vidro. A parede pintada com um tom suave de verde se mescla com os detalhes da cabeceira estofada da cama, além de proporcionar um contraste interessante com os quadros decorativos e os pendentes, que ocasionam uma iluminação intimista. Já o banheiro chama a atenção em razão dos revestimentos Liverpool, da Portobello, na cor azul brilhante, a preferida do morador.
Um Quarto de Hóspedes Diferente
Um dos quartos do imóvel revela sua dupla função: além de mini escritório para dias pontuais, com a inclusão de uma mesa, também dispõe de toda estrutura para hospedar amigos e familiares que chegam de longe e dormem em um aconchegante sofá-cama. O ar descontraído, executado propositalmente dessa forma, tem como finalidade tirar o estigma de um ‘ambiente para hóspedes’.