Seção de Combate a Incêndios – SCI GRU está apta a receber equipamentos de última geração e atender ocorrências com aviões de grande porte
O escritório MM18 Arquitetura foi o responsável pelo projeto da Seção de Combate a Incêndios (SCI) do Corpo de Bombeiros no Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Com o objetivo de preparar o posto de combate de incêndio para eventualidades com aviões de grande porte, como o Airbus A380, e para receber caminhões e equipamentos de última geração, o novo espaço SCI GRU fica em frente à pista principal do Aeroporto.
Maior aeroporto em movimento do Hemisfério Sul, por onde passam cerca de 40 milhões de passageiros por ano, o Aeroporto de Guarulhos opera em nível de prevenção contra incêndio categoria 10 – o maior nível previsto em âmbito mundial.
O programa conta com sala de estudos, biblioteca, escritório, academia, área de descanso, refeitório, estacionamento para todos os caminhões dos bombeiros, uma torre e um pátio central onde os bombeiros fazem treinos ao ar livre, também disponível para primeiros socorros. Além disso, uma área de reabastecimento dos caminhões está posicionada embaixo do cilo.
O projeto teve rápida execução, é todo feito em estrutura metálica e fechado em placa cimentícia, com destaque para a cor vermelha nos pisos e paredes, e também previu uma rua nova entre o prédio e o aeroporto, resolvendo os fluxos.