Designers e arquitetos vivem o desafio de buscar a matéria-prima ideal para criar o mobiliário de seus projetos. Peroba-Rosa é uma solução
Nesse quesito, há tempos a peroba-rosa de demolição se destaca como excepcional opção por permitir desenvolver peças exclusivas e sustentáveis para residências e projetos comerciais.
“Os móveis de peroba-rosa são, sem dúvidas, a melhor opção para quem gosta de sofisticação e qualidade. Além de ser uma madeira maciça, ela tem uma aparência muito bonita e é muito resistente ao cupim. A madeira de peroba-rosa se destaca pela sustentabilidade, pois geralmente é retirada de casas antigas, evitando que seja necessário derrubar árvores e trazer mais degradação para a natureza”, declarou Jonatas Rogério da Silva, gerente da Dom Bello, empresa que atua no mercado de móveis exclusivos, fabricados sob medida, feitos de madeira de demolição.
Diferentemente de outros tipos de materiais recicláveis, nesse caso a qualidade e resistência estão acima de tudo. A respeito da durabilidade, Jonatas ressalta que os móveis fabricados de peroba-rosa são feitos para durarem várias gerações, geralmente passando de pai para os filhos dentro da família. “Os cuidados básicos envolvem encerar a peça com cera de carnaúba, quando eles perderem um pouco da tonalidade original”.
As possibilidades são infinitas. Jonatas ressalta que praticamente tudo que se possa imaginar na área de móveis e objetos de decoração pode ser criado a partir da peroba-rosa. O material traz um charme especial para itens que vão desde os mais tradicionais, como salas de jantar, camas, aparadores, bancos, poltronas, cômodas, cristaleiras, estantes e mesas de centro, até objetos mais personalizados, como baús, home theater, adegas e moldura para quadros.
A Dom Bello trabalha com 3 opções de tonalidades para a peroba-rosa: rústico, maquinado e com tinta. “Todas as peças já são impermeabilizadas e enceradas. E se o cliente preferir, todas elas também podem ser pintadas depois de prontas”.
Para utilização em áreas externas, a peroba-rosa também é uma excelente opção, desde que seja feito um tratamento com verniz para prevenir o desgaste pelo tempo.