Nova sede da AeC ampliaou e repensou seu espaço de trabalho para acolher a Start e criar sinergias e promover a integração das equipes
Com 30 mil empregados, a AeC é uma das maiores e mais respeitadas empresas do Brasil em outsourcing nas áreas de Contact Center, Consultoria, Software e Gestão em Saúde. Oferece a mais completa série de serviços para empresas de todos os tamanhos alcançarem melhores resultados em suas respectivas áreas de atuação. Para que isso aconteça, a AeC investe pesado em infraestrutura, em tecnologia e, principalmente, em capital humano.
A empresa de outsourcing precisava implantar um novo escritório em São Paulo, com 750 m² distribuídos em um pavimento no prédio Rochaverá. O desafio foi de ampliar e repensar seu espaço de trabalho para acolher a Start Up Robbyson e assim criar sinergias e promover a integração das equipes.
Conceitos gerais
O projeto se enquadra em uma interessante situação híbrida entre um projeto corporativo e um espaço para eventos e showroom.
“Procuramos imaginar um espaço moderno e sofisticado, entre o aconchego e as últimas novidades tecnológicas, com uma forte presença multimídia, necessária para proporcionar aos clientes de AeC experiências sensoriais e apresentar entre outras novidades, o Robbyson, um simpático avatar criado para interagir diariamente com os funcionários da empresa espalhados para o Brasil inteiro”, afirma Freddy Alanoca, arquiteto no escritório Arealis.
O projeto
Do ponto de vista funcional o projeto tem uma organização linear bastante simples. A recepção distribui os fluxos: à direita para o escritório dos sócios, as salas de reuniões e o espaço restaurante, à esquerda para a galeria das projeções, para a área de staff e a sala multimídia.
Como sempre acontece nos projetos de Arealis, o balcão da recepcionista (uma mesa linear simples aqui), é colocado de lado da entrada, para que o primeiro contato visual com a empresa seja com uma série linear de monitores LED que passam um conteúdo institucional alternado com imagens de arte digital.
O amplo escritório dos sócios é pensado como um espaço convivial onde os dois fundadores da AeC podem trabalhar com aconchego e conforto tecnológico. A área da fácil acesso a sala multimídia, onde acontece o show: as últimas novidades da empresa são apresentadas a partir de uma mesa digital, console tecnológico que dialoga com um videowall composto de nove monitores de última geração.
A área de staff, ampla e com vista deslumbrante para a cidade, aproveita plenamente a luz natural. Uma árvore colocada no centro parece distribuir as energias boas para o espaço todo, que apresenta mesas de trabalho ergonômicas com altura regulável, um grande sofá com formato sinuoso e boxes acústicos para reuniões ou trocas informais.
Materiais coloridos foram escolhidos tanto para as divisórias, de painéis MDF BP azul e vidro duplo sem caixilho, como para o piso, de carpete e vinílico neutro com alguns toques também de azul.
O projeto de iluminação, desenvolvido pela Conforto Visual (Rafael Leão Lightning Design), interage com inteligência e sensibilidade com a forte presença nos ambientes de projeções e monitores. Foram usadas barras LED de alta eficiência 3.000 Kelvin.
O ambiente todo foi pensado e decorado junto com a Projeto Um com espírito de conforto e personalidade. As peças de mobiliário, ergonômicas, apresentam um design sofisticado em todas as áreas. A presença de plantas naturais preservadas (submetidas a desidratação) vêm lembrar a relação inata entre o homem e a natureza e a necessidade que temos de permanecer conectados a ela.