Habitare inicia parceria com Arquicast convidando a Projeto para falar sobre a transição das revistas impressas para as plataformas digitais
Nos reunimos com Adilson Amaral e Raphael Rodrigues, do Arquicast, um podcast que fala de arquitetura e urbanismo, que já conta com mais de 180 episódios no ar envolvendo diversos convidados. Esteve com a gente também a Daniela Bueno Elston, da Revista Projeto, e juntos discutimos as mudanças havidas nos meios de comunicação nos últimos anos, com a migração de grandes e importantes revistas do mercado para o universo digital.
Tanto para a habitare quanto para a Projeto, essa mudança se deu gradativamente, à medida em que o leitor foi escolhendo meios de comunicação mais dinâmicos, atualizados em segundos, sem tempo e espaço. Os anunciantes, por sua vez, começaram a sentir o retorno financeiro de seus investimentos em mídia mais eficientes no digital do que no impresso, levando-os a migrar, naturalmente, para as plataformas online. “O conteúdo não está mais preso a uma folha de papel, ele pertence às pessoas, em qualquer lugar do mundo”, completa Tiana Ribeiro, nossa Diretora Editorial.
Dentre as vantagens da versão online, a de maior relevância é a abrangência do conteúdo: instantâneo e em todos os cantos do mundo! Além disso, é ecologicamente correto, pois evita a derrubada de árvores, uso de água, tinta, combustível para a distribuição, entre outros itens.
No caso da Revista Projeto, que está no mercado editorial de Arquitetura e Urbanismo há 45 anos, a tomada de decisão veio acompanhada de muitos encontros com arquitetos e profissionais da área, ouvindo, argumentando os prós e contras, além de pesquisas diretas com anunciantes, concluindo que a versão impressa deveria ser mantida, mesmo com a injeção de investimentos nas demais plataformas online. Isto por tratar-se de uma revista técnica, fonte de pesquisas para profissionais e, principalmente, para estudantes de arquitetura e urbanismo. “A gente ainda permanece com esse impresso, não mais no mesmo volume nem periodicidade, mas a gente é defensor desse impresso até quando for possível, somos fervorosos”, afirma Daniela.
A divulgação de conteúdo ajusta-se aos diversos formatos de plataformas existentes, como sites, Instagram, Facebook, Pinterest… cada um com características diferentes, mas todos cumprindo a mesma função: a de levar informação precisa e instigante ao leitor, cada vez mais ávido conhecimento e variedades, rápido na interpretação e análise. E há ainda o buscador não visual, mas auditivo – onde entram os podcasts, que ajustam todo esse universo ao ouvinte, esteja ele onde estiver, trabalhando, dirigindo, em movimento! “O podcast acaba sendo uma versão X.0 do rádio para pessoas que têm vontade de escutar conversas, diálogos, e essas experiências digitais são muito instantâneas”, finaliza Raphael.
Quer ouvir o episódio na íntegra? Acesse sptfy.com/arquicast-ep183