Cobertura no Leblon ganha nova vida com ambientes coloridos para uma família que adora colecionar
Apartamentos15 de outubro de 2026

Cobertura no Leblon ganha nova vida com ambientes coloridos para uma família que adora colecionar

Texto: Revista Habitare · Fotos: André Nazareth

Assinado por Tina Pessoa de Queiroz e Ana Luiza Jardim, projeto de 360 m² no Leblon transforma a cobertura duplex para atender às necessidades de um casal e seus dois filhos adolescentes, com integração, cores e espaços dedicados às coleções da família.

A arquiteta Tina Pessoa de Queiroz e a designer Ana Luiza Jardim assinam o projeto de um apt duplex, de 360 m², no Leblon. Priorizando integração, conforto e funcionalidade, foi feita uma reforma radical nos dois andares para atender às novas necessidades de um casal na faixa dos 40 anos e seus dois filhos adolescentes. 

No pavimento inferior, a antiga configuração - composta por uma suíte, três quartos, banheiro social, sala, lavabo, cozinha, área de serviço e dependências - deu lugar a uma nova distribuição. Os quatro quartos foram transformados em duas amplas suítes para os filhos, enquanto a cozinha foi aberta para a sala de jantar com portas de correr do piso ao teto em peroba-do-campo, permitindo total integração no dia a dia e privacidade quando necessário.

Cada quarto foi pensado de forma personalizada, respeitando os gostos e a rotina dos adolescentes. Ambos receberam cama de casal, bancada de estudos e frigobar. 

No quarto do filho, apaixonado por jogos eletrônicos, Lego e Toy Arts, a bandeira dos Estados Unidos ganhou destaque na decoração. Sob a janela, um móvel com prateleiras serve para acomodar sua coleção. 

Já no quarto da menina, uma estante com bastante prateleiras foi pensada, pois, além dela adorar ler, gosta de colecionar funkos e globos de neve. Para criar um espaço aconchegante para leitura, uma poltrona com pufe foi posicionada próxima a  janela, aproveitando a luz natural. Sob a janela, um futon complementa o ambiente, e vira local para receber as amigas. 

“Ainda no primeiro pavimento, a sala de estar se integra à sala de jantar, que por sua vez se integra à cozinha, favorecendo uma convivência mais fluida” afirma Tina. 

"Os clientes gostam muito de cor, o que tornou o processo de criação desta  cobertura bastante divertido", completa Ana Luiza. 

Na sala, uma estante em peroba do campo,  com nichos iluminados, abriga livros e objetos decorativos. “O vão sob a escada também foi aproveitado para criar uma nova estante destinada às demais coleções da família, enquanto o lustre sobre a mesa de jantar reforça a proposta descontraída do projeto com cúpulas coloridas", explica Tina.

Na cozinha, uma nova ilha serve tanto para preparar alimentos como para refeições rápidas. Para acomodar a coleção de canecas, uma estante com fundo vermelho se destaca e valoriza as peças expostas.

O segundo pavimento passou pela maior transformação da reforma. “Demolimos a antiga suíte master, banheiro, closet, lavabo, parte da área  gourmet interna e despensa, para transformar numa suíte maior, um closet e um banheiro mais confortáveis”, conta Tina. Já a outra parte virou escritório, onde novas coleções foram colocadas. A antiga sala de estar virou sala de TV.

Na área externa, foi criado um espaço de convivência. Parte do ambiente tem uma cobertura de vidro revestida com painéis de bambu. A outra permanece totalmente aberta. o que permite seu uso em diferentes épocas do ano. 

Durante a obra, a arquiteta identificou uma área pertencente ao prédio que não tinha qualquer uso. Após a autorização do condomínio e a aprovação da mais-valia, o espaço foi incorporado ao imóvel.

"Como os clientes não tinham interesse em construir uma piscina, aproveitamos essa oportunidade para ampliar a área gourmet e criar uma sauna com banheiro de apoio", finaliza a arquiteta.

Informações para a imprensa:

Angela Falcão Comunicação

(21) 98112-3636

Galeria
Projeto por
Tina Pessoa de Queiroz
Ver portfólio →
Ana Luiza Jardim
Ver portfólio →

Veja também