Clima de roça, chalés com adegas, spa, amanhecer sobre as nuvens e noites estreladas fazem da Quinta dos Pinhais uma experiência única

Quinta dos Pinhais: Luxo Rústico e Romance no Inverno da Mantiqueira
Fotos: Divulgação
Rodeada pelo maciço da Serra da Mantiqueira paulista (e instalada em um trecho privilegiado dela), a Pousada Quinta dos Pinhais desponta na pacata Santo Antônio do Pinhal (165 km de São Paulo) como destino inspirador neste inverno. Ali o visitante inicia seu encontro com noites estreladas e silenciosas, em que o frio é aliado nas conversas ao pé da lareira. Um clima de roça com muito conforto, em uma experiência que pode ser compartilhada a dois ou em família.
O primeiro impacto é a vista de mais de 180 graus que se tem do maciço da Pedra do Baú, com toda sua beleza e grandiosidade, e que também abraça parte da Mantiqueira mineira. A 1400 metros de altitude, a paisagem impressiona.
Dos decks dispostos na propriedade, é possível aproveitar o serviço de bar durante todo o dia. Em um deles, uma fogueira aquece os hóspedes, que podem apreciar o cair da tarde ou as noites geladas com uma taça de vinho.
Os 14 chalés são equipados com SKY TV, DVD, internet, frigobar e roupa de cama de algodão egípcio. O Vivenda Eucalipto, com 200 m² de área, possui sauna úmida, piso aquecido no banheiro, e uma sala de banho envidraçada, com vista panorâmica para as montanhas de Minas Gerais, equipada com hidromassagem; e ainda adega, piscina com raia e lareira. Outros quatro chalés (Morada Minas, Morada Mantiqueira, Morada Pinhal e Vivenda Pinhal) também possuem adega.
Além de explorar os 240 mil m² de área da pousada, onde há trilhas para caminhadas, o hóspede pode aproveitar vários passeios pela região, como o que leva até o Pico Agudo (1634 metros de altitude), vizinho à pousada, com plataforma para voo livre e mirante. Com sorte, é possível observar as nuvens que cobrem a serra, ficando acima delas, ao amanhecer.
Além da flora e da exuberância da Mata Atlântica, Santo Antônio do Pinhal também é conhecida por suas belas cachoeiras – do Lageado e do Cassununga são as mais famosas.
O clima de roça pode ser experimentado já no café da manhã, com frutas, sucos e pães especiais ou no ar rústico do bistrô Bernadette, construído em taipa. Localizado no interior da pousada, oferece um cardápio variado, com base francesa e acento local, sob o comando do chef Flávio Rodrigues.
No cardápio, destaque para o singale de truta (filé do peixe sobre banana assada, abobrinha, pimentão grelhado com julienne de alho-poró). Rodrigues tem passagens pelo restaurante Beluga (duas estrelas Michelin) e Hotel Château St. Gerlach (membro do Relais & Châteaux), ambos na Holanda.
Para uma experiência completa de relaxamento, vale ainda escolher um dos serviços do Spa Mata Atlântica by L’Occitane. Massagens e banhos de imersão podem ser realizados com vista para a montanha, perfeito para desconectar e recompor as energias.
Veja também

Refúgio com alma mineira: pousada em Monte Verde ganha projeto de atmosfera rústica sofisticada assinado pela arquiteta Paolla Oliveira

Hotéis da Roteiros de Charme estão entre os melhores do mundo no Travellers' Choice 2026 do TripAdvisor
