Sem quebra-quebra, apê ganha projeto atemporal com papel de parede de granilite
- Camilo Jr
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Leveza, atemporalidade e design norteiam a reforma comandada por Camilo Jr
Fotos: Adriano Pacelli

Este apartamento nasce do sonho de um jovem casal de desenvolvedores que compraram seu primeiro lar em um prédio construído em 1991 e que enfrentaram o desafio de realizar uma reforma completa em pouco tempo e sem nenhum experiência anterior com obras. Para isso, contaram com a ajuda do arquiteto carioca Camilo Jr, que constituiu a reforma baseada em três conceitos: leveza, atemporalidade e design.

A ideia para o projeto de 110 m² localizado no bairro do Paraíso (SP) sempre foi trazer um ar moderno sem precisar de intervenções estruturais e demolições grandiosas. Por isso toda reforma na cozinha foi realizada em cima do layout existente, exceto pela marcenaria que foi toda refeita, mas ainda assim, mantendo a bancada de granito existente.

Na paredes, há uma mescla entre novos revestimentos no frontão da pia, pintura sobre os azulejos existentes e efeito cimento queimado. Como toque final, o arquiteto desenhou uma mesa orgânica de madeira, feita sob medida. O piso vinílico é novo.

Outro espaço que chama bastante atenção são as salas de jantar e estar, que mesclam cimento queimado, brises de madeira e uma espécie de granilite no papel de parede, com muita elegância e sofisticação.

No jantar, em específico, a ideia foi criar um cenário super leve e com toque de cor, sem perder a elegância. Obras de Monet foram instaladas em uma posição de destaque e a mescla de estilos de cadeiras traz um toque jovial e contemporâneo.

Ainda falando sobre arte, no banheiro social do apartamento - que manteve piso e bancada originais -, o arquiteto optou por revestimentos de porcelanato criados em homenagem ao grande artista brasileiro Athos Bulcão, com estampas de elementos curvos e assimétricos.

O visual clean da suíte coroa o projeto como um átrio de relaxamento e bem estar. Apenas as portas do armário existente foram trocadas por modelos brancas, para trazer mais leveza.