Nessa nova relação da Sallve com a cidade, um véu metálico ondulado sobre a fachada existente traz identidade e permeabilidade visual

Quando a Sallve nos convidou para desenhar sua primeira loja e novo espaço de trabalho, nos deixaram muito livres para pensar nesses novos caminhos. O local escolhido foi um predinho monousuário de 5 pavimentos em Pinheiros, São Paulo, que não tinha muitos atrativos, mas com grande potencial. Seria a primeira relação direta da marca com a cidade, com a rua, amplificando e reverberando seu posicionamento e sua relação de comunidade.

Para nós soou como um belo desafio: reinterpretar esse edifício existente de forma generosa com a cidade – premissa fundamental para nós – numa proposta de soluções transformadoras e de baixo custo. Mergulhamos na marca, seu posicionamento, vibração e buscamos uma linguagem que representasse a empresa de forma verdadeira, descomplicada e única. E a tradução, através do desenho, foi a criação de um espaço dinâmico, com um significado próprio e que trouxesse a sensação de liberdade para cada um ser o que é.

Nessa nova relação da Sallve com a cidade, um véu metálico ondulado sobre a fachada existente traz identidade e permeabilidade visual, enquanto a retirada do antigo gradil define a nova escala do edifício com a rua. Agora temos o recuo frontal do prédio amplo e aberto para a calçada, com novo traçado que define duas entradas: loja e escritório. Silenciamos os muros laterais retirando o revestimento existente e assumindo sua base com uma pintura branca, criando contraste entre a leveza das ondas metálicas e a rusticidade do tijolo existente sem acabamento.

O formato longilíneo do edifício orienta e define o fluxo, trazendo continuidade espacial entre os pavimentos, onde pontos focais organizam e direcionam a trajetória do usuário, num caminho que acolhe desde a rua e conduz ao longo dos pavimentos.

O novo layout é guiado por esse fluxo e recebe o programa de forma inteligente e confortável. O térreo acomoda a chegada e o lugar do encontro, das reuniões flexíveis, café, testagem de produtos. Ganha uma ampliação do pé direito, onde o espaço multiuso tem flexibilidade de uso, com as portas que pivotam e correm, desenvolvidas especialmente para esse ambiente. São revestidas com películas cinéticas que criam dinamismo e personalidade ao espaço.

A partir do térreo, somos direcionados para o laboratório, no 1º pavimento. É o primeiro laboratório da marca desenhado sob medida e com total integração às demais áreas de trabalho e convivência. Na cobertura, o estúdio e área criativa coroam o percurso, com direito a camarim, contrarregragem e jardim.

Os banheiros foram ampliados para atender seus usuários, com cabines individuais, bancadas confortáveis e espelhos que criam uma atmosfera mágica. As salas de reuniões em divisórias de vidro, desenvolvidas com cores especiais, e carpete colorido tecnológico foram locadas seguindo alinhamento do núcleo já construído do edifício, afim de otimizar o espaço e garantir melhor legibilidade.

De forma intuitiva, o edifício se expande para o entorno, buscando uma conexão afetiva com a cidade e com as pessoas. Fluidez e dinamismo definem o espaço, numa alfaiataria do desenho, construindo essa identidade através de conexões simples e reais.

Pisos de terrazzo, antes cobertos por carpete, foram restaurados ou refeitos, as paredes dos banheiros foram descascadas assumindo a textura do reboco, forros foram retirados. A rusticidade, os ruídos e as imperfeições existentes foram nossos aliados ao serem reinterpretadas. E a partir disso entramos com elementos leves e inovadores, apostando na proporção dos desenhos dos novos elementos – mobiliário, películas, espelhos, iluminação – e na composição e materialidade no uso das cores como direção fundamental para entendimento e fruição do projeto e espacialidade.

Nosso entendimento de ocupação e de vivência do espaço está além da solução e função do projeto. Embarcamos numa narrativa de troca de experiências, de inteligência espacial, de sensibilização do usuário que vai transitar e se sentir parte desse novo espaço. O design como abordagem ampla, que se expande para experiências sensoriais através de pesquisas de arte, moda, materiais, lifestyle, tendências comportamentais – um amplificador de conexões entre pessoas, ideias e conteúdo.

Projeto: Gema Arquitetura – www.gemaarquitetura.com@gemaarquitetura