Um consultório de cirurgia plástica de 59m² projetado em estilo contemporâneo para passar uma sensação suave e agradável
Neste consultório de cirurgia plástica de 59m², localizado em um edifício comercial na cidade de Atibaia, interior de São Paulo, a ideia foi criar um espaço que não remetesse a uma clínica.
Foi utilizado o estilo contemporâneo, com tons neutros com a intenção de deixar o painel em freijó em evidencia, o qual aquece o ambiente e se destaca como peça chave do projeto, fazendo a divisão dos espaços entre a recepção, a espera e a sala de consultas.
Na recepção, um armário serve de um como depósito e o outro como copa, também fechado com o painel em freijó para dar a impressão de ser um conjunto só, com a intenção de permitir que o local esteja sempre organizado, além de ser prático para os usuários.
A espera foi pensada de forma que parecesse um living, para que o paciente passe seu tempo de espera de maneira confortável e tranquila e isso é possível pela iluminação indireta projetada para dar um ar mais intimista; o espelho entre o painel ripado foi pensado para dar mais amplitude ao espaço e a área envidraçada faz aumentar esta sensação, além de trazer luz natural e deixar o espaço muito mais agradável.
Já para a sala de consultas, a ideia foi trazer conforto e tranquilidade em cada detalhe do ambiente, tanto para o médico quanto para o paciente, visto que consultórios costumam transmitir uma atmosfera mais carregada devido à natureza séria da prática de medicina. Ela foi dividida em duas partes, separadas por um biombo ripado, separando ‘atendimento’ e ‘avaliação’. Para o espaço ‘atendimento’, foi criada uma estante com uma iluminação específica com mesmos tons utilizados na recepção, sempre dando ênfase em não parecer um consultório. Já a área de ‘avaliação’ foi deslocada para perto da janela com a proposta de trazer iluminação e proporcionar ao paciente uma vista espetacular do 9º andar.
Arquitetura: Gustavo Freitas Arquitetura e Interiores – @gustavofreitasarq